Ano Europeu do Desenvolvimento dá o mote para um intercâmbio de jovens a decorrer em Peniche

Intercâmbio RE-ACT to Build - 2014

De 21 a 29 de março de 2015, 35 jovens de cinco países europeus juntam-se em Peniche, para um intercâmbio internacional dedicado ao tema do desenvolvimento, numa organização da Associação Juvenil de Peniche, com o financiamento do Programa Erasmus+ Juventude em Ação, e promovido com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, da ADEPE, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e da 102FM.

O intercâmbio multilateral "Move the  World" vai contar com a participação de 5 países (Croácia, Eslováquia,  Espanha, Itália e Portugal), cada um representado por 6 jovens e 1 monitor.

Esta iniciativa tem como principal objetivo debater os tópicos relacionados com o desenvolvimento e o papel dos jovens em termos de contributos pro ativos,  nas comunidades em que estão inseridos e na sociedade, em geral.

Ao longo deste intercâmbio haverá várias actividades a decorrer, como visitas,  noites interculturais, dinâmicas de grupo, etc… As actividades a ser desenvolvidas neste intercâmbio estarão distribuídas por quatro grupos (workshops), através de metodologias de educação não formal:

1. Grupo Media – Diariamente, um grupo de jovens irá registar, em video e fotografia, todo o trabalho desenvolvido pelos participantes do intercâmbio nos vários workshops. Também com uma periodicidade diária sairá uma newsletter para divulgação das atividades do dia anterior, que será enviada para os vários parceiros.

2. Grupo Performance
– Este grupo irá trabalhar a temática através de performance  (teatro/música/dança).

3. Grupo Iniciativa
– Cabe a este grupo apresentar ideias para concretizar junto da comunidade de Peniche.

4. Grupo Pintura
– Através das artes plásticas, este grupo irá desenvolver um trabalho relativo ao tema do intercâmbio.

Haverá uma apresentação final de todo o trabalho desenvolvido ao longo da semana, no dia 27 de março,  pelas 21h30, na Casa Municipal da Juventude. Nos dias a seguir indicados, teremos as atividades abaixo listadas abertas à população interessada em participar:
  • 22 de março - Noite Intercultural Portuguesa, pelas 21h30.
  • 23 de março - Noite Intercultural Croata, pelas 21h30.
  • 24 de março - Noite Intercultural Italiana, pelas 21h30.
  • 25 de março - Noite Intercultural Eslovaca, pelas 21h30.
  • 26 de março - Noite Intercultural Espanhola, pelas 21h30.
  • 27 de março - Apresentação final do trabalho desenvolvido pelos grupos, pelas 21h30.

Todas estas actividades decorrerão na Casa Municipal da Juventude de Peniche, sita na Rua Dr. João Matos Bilhau nº28, no mesmo edifício do Espaço Internet. Venha conhecer um pouco mais da Europa !As noites interculturais do intercâmbio sobre Desenvolvimento - "Move the World"- estão integradas na X Semana da Juventude do Concelho de Peniche, que decorrerá de 19 a 29 de março. Para mais informações, contactar a AJP pelo telefone nº 262785262 ou via e-mail: ajpeniche@gmail.com.