Marcha pelos Nossos Hospitais, no próximo sábado à mesma hora em Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras

No próximo sábado, dia 7 de Julho, a partir das 21h, vai realizar-se em simultâneo nas três cidades oestinas de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras a “Marcha pelos Nossos Hospitais”. Esta marcha em defesa dos Hospitais do Oeste é uma iniciativa conjunta das Comissões de Utentes de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche, no âmbito da Plataforma Oestina de Comissões de Utentes da Saúde.

Para os membros da Plataforma, são evidentes os sinais de rutura no atendimento hospitalar na Região Oeste. Foi esse sentimento de preocupação e a necessidade de mobilizar as populações que esteve na origem da recente constituição desta estrutura, que junta os representantes de utentes de Caldas, Peniche e Torres Vedras. A Plataforma tem trabalhado intensamente nos últimos dias e já apresentou publicamente um Manifesto, a partir do qual foi elaborada uma Moção aprovada por unanimidade na Assembleia Intermunicipal da OesteCIM*.

Foi também pedida uma reunião ao Sr. Ministro da Saúde e contactados diversos agentes cujo contributo se considera relevante para a defesa desta causa, designadamente a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Enfermeiros, a Presidência da República e os Grupos Parlamentares, entre outras.

A Plataforma Oestina de Comissões de Utentes da Saúde considera inaceitável “o desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde na Região”, afirmando que “é necessário parar de imediato com o esvaziamento de condições de funcionamento a que têm sido sujeitas as diferentes unidades hospitalares do Oeste, antes que seja demasiado tarde”.

Em Caldas da Rainha a concentração para a “Marcha pelos Nossos Hospitais” será na Praça 5 de Outubro (antiga Praça do peixe), seguindo depois pela Rua Heróis da Grande Guerra, Largo da Rainha, Hospital Termal e Praça da Fruta, até ao Hospital Distrital. Em Peniche o percurso será do Largo do Munícipio (Junto à Câmara Municipal), até ao Hospital São Pedro Gonçalves Telmo. Em Torres Vedras a concentração terá lugar na Praça da República (em frente à Havaneza), seguindo depois a Marcha pelas Ruas Santos Bernardes e Dr. Aurélio Ricardo Belo, até ao Hospital Distrital.

Na próxima quinta-feira, dia 5, pelas 9h30 da manhã, as Comissões de Utentes de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras irão levar a cabo nos respectivos Hospitais uma primeira acção simultânea, de distribuição de folhetos informativos da Marcha.

A Plataforma Oestina de Comissões de Utentes da Saúde
918 579 669 - Rogério Cação - Comissão Municipal de Acompanhamento do Hospital - Peniche
968 036 233 - António Curado - Comissão de Utentes "Juntos pelo Nosso Hospital" - Caldas da Rainha
917 462 551 - Jorge Ferreira - Comissão de Utentes de Saúde - Torres Vedras