II Exposição "Coleção de Arte Moderna da Câmara Municipal de Peniche"

II Exposição
II Exposição "Coleção de Arte Moderna da Câmara Municipal de Peniche" [+] Fotos

Um ano depois da primeira mostra, o Município de Peniche inaugura, no próximo dia 14 de janeiro, pelas 17h00, na Sala de Exposições do Edifício Cultural, a segunda exposição com obras da sua Coleção de Arte Moderna.

Compõem esta exposição trabalhos da autoria de Alfredo da Conceição, Amparo Neves, António Carmo, Carrasqueiro, Ema Quintas, Gama Dinis, Isabel Júlio, J. Carlos, Jo Cookson, José Pires, L. F. M., L. Pinto, L. Trigo, Luís Carlos, Marcos, Rui Mota Carmo, Salvador e Urbano da Cruz.

A Câmara Municipal de Peniche é detentora de um relevante acervo artístico resultante de uma política de contínua construção da sua coleção, pela integração de diversas obras provenientes de aquisição, permuta ou doação.

Apresenta-se um conjunto de obras produzidas e doadas no início dos anos oitenta do séc. XX, no âmbito do processo de instalação do Museu Municipal, bem como outras resultantes de contrapartida de cedência de espaços municipais de exposição, para mostras temporárias, individuais ou coletivas, ou gentilmente doadas pelos autores à autarquia.

A coleção de arte moderna da Câmara Municipal integra perto de uma centena de obras, de artistas locais, nacionais e estrangeiros, com destaque para a pintura, na sua vertente a óleo, acrílico, pastel, aguarela e serigrafia.

Diferentes técnicas, percursos diversos, um objetivo comum: expressão de sentimentos, reflexos de emoções, interpretação do real ou do que está para além dele, numa expressão da modernidade e do modernismo.

A seleção apresentada, pretendendo ser representativa da coleção, é, outrossim, forma de dar a conhecer este património artístico, acervo da Câmara Municipal de Peniche, habitualmente reservado.

Esta exposição estará patente ao público na Sala de Exposições do Edifício Cultural entre 14 de janeiro e 27 de fevereiro, podendo ser visitada de 2ª a 6ª Feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e, ao fim de semana, das 15h00 às 18h00.