Conferência de Imprensa - Apresentação do XII Festival Sabores do Mar

XII Festival Sabores do Mar

A Conferência de Imprensa de apresentação do XII Festival Sabores do Mar, terá lugar no próximo dia 5 de Julho, às 11h30, na Capela de Santa Bárbara, situada na Fortaleza de Peniche.

Entre os dias 08 e 17 de Julho terá lugar o XII Festival “Sabores do Mar” que pretende, mais uma vez, promover e valorizar a Gastronomia de MAR, associando um conjunto de iniciativas relacionadas um elemento comum – o MAR. Em 2011, elegemos a SARDINHA como a rainha da festa, recurso com elevado impacto na economia local e sobejamente apreciado por muitos de vós.

É amplamente reconhecido a nível Nacional, o papel de liderança e dinamismo do concelho de Peniche na concretização objectiva de acções em torno do MAR nos mais diversos domínios: ambiente, desenvolvimento sustentável, cultura, educação, inovação, desenvolvimento tecnológico, desporto, não esquecendo a sua principal actividade económica – a Pesca.

No âmbito da sua Estratégia Municipal para o Mar, o Município de Peniche tem dado especial atenção à modernidade (surf, energia das ondas) e à tradição local (gastronomia, artesanato), sendo o Festival “Sabores do Mar” um momento oportuno para promover um conjunto significativo de iniciativas em torno da nossa identidade marítima. Nesse sentido, a restauração, as tasquinhas, o artesanato, a animação, o desporto e os saberes têm obviamente o seu lugar assegurado no XII Festival “Sabores do Mar”.

Um dos muitos aspectos diferenciadores do concelho de Peniche é o Arquipélago das Berlengas, reconhecido, hoje, 30 de Junho, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Reserva da Biosfera. Trata-se de um justo reconhecimento do enorme potencial e valor do património natural do Arquipélago das Berlengas e que, em simultâneo, aumenta as responsabilidades de todos aqueles que usufruem de tal singular território.

De modo a comemorar tal distinção, decorrerá no dia 17 de Julho a já tradicional travessia a nado. Este ano, a bravura e a coragem do nadador de águas abertas Miguel Arrobas vai ser posta à prova em mais um desafio inédito: travessia Peniche – Berlengas – Peniche. A acompanhá-lo irão estar outros dois nadadores (João Baeta e Pedro Basílio) que irão realizar a travessia Berlengas – Peniche.

Do programa do XII Festival Sabores do Mar constam igualmente actividades tão diversas como espectáculos musicais, exposições e degustações. Falar de MAR, é falar de Identidade. A longa ligação da comunidade de Peniche ao MAR, consubstanciada num conjunto de usos, costumes e actividades associadas à faina piscatória, será particularmente evocada na Exposição “Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche”. Esta exposição serve de mote a uma reflexão em torno da matriz identitária de Peniche, que continuará a bordo da Caravela “Vera Cruz”, a partir da qual terá lugar uma emissão em directo do programa “Terra a Terra” da TSF, servindo igualmente de palco à recepção da Confraria Marítima de Portugal que por estes dias visitará a cidade de Peniche.

E porque o MAR também é História, a Caravela “Vera Cruz” estará novamente em Peniche por forma a proporcionar a todos os visitantes um contacto com a época dos descobrimentos, enriquecendo mais uma edição do Festival “Sabores do Mar”.

Para esta edição, convidámos o Município de Abrantes a divulgar o seu azeite, estando programadas degustações.

Óptimas degustações de Sabores do Mar, acompanhadas por uma pitada de inciativas em torno do nosso maior recurso local e nacional – O MAR.