A excelência no Mar de Peniche: nos Recursos Humanos e na Investigação

Peniche celebra o Dia Nacional do Pescador

Peniche celebra o Dia Nacional do Pescador
DIA NACIONAL DO PESCADOR 2013

No próximo dia 2 de junho, o Município de Peniche levará a cabo as comemorações do “Dia Nacional do Pescador”, embora 31 de maio seja a data assinalada, por decreto governamental de 1997, para esta celebração que pretende valorizar o ofício e os contributos dos profissionais cuja atividade está ligada ao mar. Ao optar pelo dia 2 de junho para a realização das festividades, pretende-se dar a oportunidade de participação a todos aqueles que se dedicam à atividade piscatória e que apenas interrompem a sua faina aos domingos.

As comemorações terão início com o lançamento de foguetes, logo pelas 9 horas, seguindo-se uma arruada com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peniche. 

Às 10h30, no Auditório Municipal, decorrerá um seminário sob o tema da “Excelência no Mar de Peniche: nos Recursos Humanos e na Investigação”.

Cerca das 12h15, no Porto de Pesca, terá lugar o lançamento oficial da construção do edifício CeteMares do Instituto Politécnico de Leiria. O CeteMares será um Centro de I&D, formação e divulgação do conhecimento Marítimo, uma infraestrutura científica que irá gerar condições de excelência para que professores, investigadores e estudantes possam desenvolver atividades I&DT, facilitando a transferência do conhecimento gerado para o tecido económico na área da Ciência e Tecnologia do Mar. O alcance estratégico da localização do CeteMares no Porto de Peniche é inegável, dado tratar-se do Porto de Pesca mais importante a nível nacional em termos de valor de pescado descarregado em lota. O CeteMares será a sede do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM) e a única infraestrutura científica da região Oeste dedicada exclusivamente à realização de atividades I&DT em torno dos recursos marinhos. Terá 500 m2 de áreas de apoio à investigação e salas de transferência de conhecimento e tecnologia e 1300 m2 de laboratórios de investigação (Pescas, Aquacultura, Biotecnologia Marinha; Microbiologia, Tecnologia Alimentar, etc.). Este projeto é uma aposta forte do Instituto Politécnico de Leiria, consolidando a sua vertente de investigação em torno dos recursos marinhos, sendo enquadrável na estratégia de desenvolvimento local definida pela Câmara Municipal de Peniche e consubstanciada na “Magna Carta - Peniche 2025”.

Segue-se o já tradicional almoço-convívio em homenagem ao pescador de Peniche, servido na cantina municipal.

À tarde prosseguem as festividades na Ribeira Velha, com a deposição de uma coroa de flores no monumento ao pescador, a inauguração do painel evocativo de homenagem da Junta de Freguesia de São Pedro a todas as atadeiras e atadores de Peniche e a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Peniche, na qual será homenageado o For-Mar, seguindo-se uma intervenção de um representante do sector da pesca, as intervenções das forças políticas com assento na Câmara Municipal e a intervenção do Presidente da câmara Municipal de Peniche.

Outro dos momentos altos da celebração será a atuaçao do fadista António Severino, sempre tão aclamado pelas gentes de Peniche.

As comemorações deste dia encerram com a celebração de uma Eucaristia em homenagem aos homens do Mar, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

Estas festividades são uma organização da Associação Mútua Financeira Livre dos Armadores da Pesca Geral (AMAP), da Câmara Municipal de Peniche, da Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, Crl (CAPA) e do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro.
 
 
Galerias de Fotos


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.