Rendilheiras de Peniche exibirão a sua arte a mais de uma centena de formandos do MODATEX

Ciclo de Conferências sobre a Renda de Bilros de Peniche

A Câmara Municipal de Peniche irá promover nos dias 31 de outubro, 7 e 21 de novembro nas delegações de Lisboa, Covilhã e Porto do MODATEX (Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios) o Ciclo de Conferências sobre a Renda de Bilros de Peniche.

Este Ciclo surge no âmbito do Protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Peniche e este Centro no ano de 2010 e visa motivar os formandos para criarem acessórios de moda e vestuário com aplicações de Rendas de Bilros, sensibilizando-os assim para o ex-libris do artesanato Penichense e para suas potencialidades nesta área.

Aos inúmeros formandos e formadores presentes nesta iniciativa, será dada a oportunidade de conhecer as origens históricas desta arte secular, os utensílios e materiais usados e todo o processo associado à sua confeção, aprender o ponto base da Renda de Bilros, ver rendilheiras a trabalhar ao vivo e apreciar algumas das criações realizadas, nos anos transatos, pelos seus colegas.

Após a concretização deste ciclo, pretende-se que estes formandos apresentem várias propostas de coordenados para posterior seleção. As criações selecionadas serão apresentadas nas próximas edições dos desfiles "Rendas na Moda", que decorrerão nos dias 25 (desfile noturno) e 26 de Julho (desfile diurno), no âmbito da Mostra Internacional de Renda de Bilros, que exibirá obras tecidas em Rendas de Bilros por rendilheiras de Peniche e todo o mundo, de 23 a 26 de Julho de 2014.

Para mais informações, contactar:
Câmara Municipal de Peniche
e-mail: vice.presidente@cm-peniche.pt