Um evento único que terá lugar no dia 8 de Novembro na Ilha do Baleal

Festas de Santo Estêvão promovem a Benção dos Surfistas

Festas de Santo Estêvão [+] Fotos

As Festas de Santo Estêvão, uma tradição ancestral que consiste na consagração da Ilha do Baleal ao santo padroeiro da ermida local, estão de regresso e, com elas, a já famosa cerimónia da Bênção dos Surfistas que ocorrerá no próximo dia 8 de Novembro, pelas 15h00.

À semelhança do ano passado, serão muitos os populares e devotos que assistirão à cerimónia em que os surfistas solicitam a proteção e agradecem a Santo Estêvão as boas ondas e os bons momentos que passam em comunhão com a natureza.

Tendo a Ilha do Baleal uma forte ligação à pesca e uma comunidade que vive desta atividade, a Procissão incluirá também uma bênção dos pescadores aquando da passagem pela praia onde estes guardam as embarcações.

Este evento único em Portugal e muito provavelmente no mundo não poderia ocorrer noutra praia: situado no Concelho de Peniche, já conhecido como "Capital da Onda" e palco de uma das maiores competições mundiais de surf, o Baleal é das melhores praias do país para a prática e aprendizagem de surf. Prova disso é o crescimento de negócios ligados a estas modalidades ao longo dos últimos anos: surfcamps, escolas, aluguer de material, surfshops, restaurantes, hotéis e hostels vocacionados para este mercado que não pára de crescer. Milhares de turistas de todo o mundo visitam o Baleal doze meses por ano para aprender e praticar surf, sendo raro o dia em que não encontramos dezenas de surfistas dentro de água. O envolvimento deste novo sector desportivo e económico com a comunidade tem sido cada vez maior e o ressurgimento das quase extintas Festas de Santo Estêvão deve-se, sobretudo, ao apoio de negócios ligados ao surf.

As Festas de Santo Estêvão

As Festas de Santo Estêvão são uma tradição ancestral que esteve décadas sem se realizar. Por altura do São Martinho reuniam-se no Baleal famílias de localidades vizinhas, que aí vinham gozar férias após a época das vindimas. No dia de São Martinho faziam uma procissão à volta da Ilha do Baleal, consagrada a Santo Estêvão, padroeiro da ermida local. E à noite tinha lugar o tradicional magusto seguido de bailarico.

De há cinco anos para cá a tradição foi retomada, com o apoio de negócios locais, ligados sobretudo ao surf, um desporto que cada vez mais tem vindo a dinamizar a economia local.

Com os lucros obtidos foi possível financiar o restauro das imagens de Santo Estêvão e Nossa Senhora das Mercês, peças do século XVI guardadas na ermida da ilha e que já apresentavam sinais de elevada degradação.

PROGRAMA

Sexta, dia 7 de Novembro, a partir das 22h: Quermesse, Magusto, baile com a acordeonista Sara Pessoa
Exposição de fotografias antigas do Baleal na Associação Recreativa dos Amigos da Praia do Baleal (patente durante os dias das Festas)

Sábado, dia 8 de Novembro:
15h: Missa na capela de Santo Estêvão seguida de Procissão à volta da ilha, Benção dos Surfistas e Benção dos Pescadores.
22h: Quermesse e baile com o Conjunto Musical Old Star

ERMIDA DE SANTO ESTÊVÃO

A Ermida de S. Estêvão, na península do Baleal, é um pequeno templo edificado na rocha, possivelmente datado do séc. XVI ou XVII.

Apresenta uma fachada de carácter populista e o interior é de uma só nave.

Nela é venerada, a par de Santo Estêvão, Nossa Senhora das Mercês, cuja imagem se encontra associada a uma interessante lenda.

Esta ermida foi, recentemente, alvo de intervenção de recuperação.

Elementos de interesse: Revestimento de azulejo seiscentista e setecentista.

Tiago Cruz
tiago.cruz@yahoo.com