Peniche diz não ao encerramento de escolas no concelho

A Câmara Municipal de Peniche, em reunião ordinária realizada no dia 30 junho, reafirmou unanimemente a sua posição relativamente ao encerramento de escolas no concelho de Peniche.

No passado dia 23 de junho de 2014, foi remetido pela Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE ) à Câmara Municipal um e-mail que dava conhecimento do despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar que estabelece que as Escolas Básicas de Casais Brancos e de Casal da Vala não funcionarão no ano letivo 2014/2015, tendo o seu encerramento efeitos a 1 de setembro de 2014.

Com a finalidade de analisar e tomar posição sobre a comunicação da DGEstE, a Câmara Municipal reuniu com os diferentes elementos da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.

Da análise efetuada, considera-se que, por um lado, a Câmara Municipal não tem as condições necessárias para suprir as dificuldades existentes (nomeadamente o transporte das crianças) e, por outro lado, o encerramento destas escolas não traz vantagens no que se refere a melhores condições de ensino e aprendizagem e não resultará em qualquer redução de custos.

Neste contexto, entende a Câmara Municipal de Peniche que o encerramento das escolas não deverá ocorrer enquanto não for construído o Centro Escolar de Atouguia da Baleia, existindo um compromisso político entre a Câmara Municipal de Peniche e o Ministério da Educação e Ciência sobre esta matéria.