Peniche e Camariñas: a Renda de Bilros em destaque

Peniche e Camariñas: a Renda de Bilros em destaque [+] Fotos

Os Municípios de Camariñas e Peniche reafirmaram no passado fim de semana o seu propósito de continuarem de mãos dadas em prol da Renda de Bilros. Com efeito e por ocasião da XXVIII Mostra do Encaixe de Camariñas – Região Autónoma da Galiza – Espanha que decorreu, como é hábito, no final da Semana Santa, os principais responsáveis dos respetivos municípios tiveram oportunidade de reafirmarem mutuamente a determinação de tudo fazerem no sentido da valorização da emblemática arte local, tão distintiva para ambos os municípios: Camariñas e Peniche.

De 28 de março a 1 de abril, veiculada pela Escola Municipal de Renda de Bilros, com a presença de uma técnica e duas rendilheiras, a nossa arte, evidenciou a sua qualidade, projetando o nome da terra que dá o seu nome às Rendas: Peniche.

O nosso município esteve representado pela sua Vice-Presidente, que foi recebida pelo Alcaide do município anfitrião, D. Manuel V. Alonso de León "Pichurri”, e pela Vereadora daquela autarquia, Dona Sandra Insua Rial. Ambos manifestaram excecional cordialidade e entusiasmo na troca de cumprimentos, tendo aqueles autarcas reafirmado a sua representação no próximo verão - de 19 a 22 de julho - no âmbito da Mostra Internacional de Renda de Bilros que, naqueles dias, decorrerá em Peniche no recinto do Jardim / Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Durante este certame na Galiza, diversas delegações presentes bem como lojas da arte de rendilhar, igualmente confirmaram a sua presença na Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche.

A Rádio Galiza, numa entrevista em direto, ouviu a representante do nosso município dar ênfase e convidar os ouvintes, para no próximo mês de julho – em pleno verão - se deslocarem a Peniche e visitarem a MIRB – Peniche – 2018.

Houve ainda uma troca de lembranças entre as duas entidades, em que o Alcaide de Camariñas fez uma oferta ao município de Peniche, que retribuiu com uma serigrafia emoldurada para o seu gabinete.