Investigação arqueológica em torno da olaria romana do Morraçal da Ajuda continua em Peniche

Investigação arqueológica em torno da olaria romana do Morraçal da Ajuda continua em Peniche
Figlina do Morraçal da Ajuda - Peniche [+] Fotos

Decorre até ao próximo dia 29 de março, no Museu Municipal de Peniche, a 16ª campanha de investigação da olaria romana do Morraçal da Ajuda (cidade de Peniche).

Este projeto é desenvolvido por equipa coordenada pelos arqueólogos Guilherme Cardoso (Assembleia Distrital de Lisboa), Severino Rodrigues, Eurico de Sepúlveda e Inês Alves Ribeiro, conta com a presença de mais quatro investigadores, alunos de licenciatura e mestrado das Faculdades de Letras de Coimbra e Lisboa.

O Município de Peniche tem promovido, desde 1998, o estudo daquele que é o mas importante sítio arqueológico do período romano do concelho, local onde entre o final do séc. I a.C. e o início do séc. III funcionou uma olaria produtora de ânforas (recipientes em cerâmica utilizados para transporte de produtos) que serviriam para o envase de conservas de peixe, facto demonstrativo da antiguidade desta, ainda hoje, importante indústria local.

Esta investigação, que em muito tem contribuído para o reconhecimento de uma matriz histórica ligada ao Mar, conta com o financiamento do Município que desde 2009 investiu neste projeto uma verba cifrada em € 22.545,88.

Resultado direto deste investimento é a produção, em colaboração com a maior fábrica de conservas do concelho, de duas edições de latas de conserva de sardinha e, mais recentemente, de cavala sob a chancela “Peniche, Há 2000 anos a produzir conservas”, produto que contribui para a evocação do passado conserveiro do concelho de Peniche.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.