Três mensagens, um convite e um desafio para assinalar o DIA MUNDIAL DO LIVRO…

Três mensagens, um convite e um desafio para assinalar o DIA MUNDIAL DO LIVRO…
Dia Mundial do Livro

Dia 23 de Abril é Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Esta efeméride foi declarada pela conferência geral da Unesco, em 15 de Novembro de 1995, e a data escolhida - dia de São Jorge - evoca uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Para além disso é também data de nascimento, ou morte, de alguns dos maiores nomes da literatura mundial como Cervantes, Shakespeare ou Vladimir Nabokov.

A nível internacional foram difundidos o cartaz e a habitual mensagem da UNESCO, da autoria da sua directora-geral Irina Bokova.
 

Para assinalar a data em Portugal, a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) divulgou o habitual cartaz -que este ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho - e, aproveitando o ensejo de estamos no Ano Europeu do Voluntariado, lançará neste dia o concurso “Voluntários da Leitura”, incentivando a criação de projectos de voluntariado em leitura, concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social (hospitais, estabelecimentos prisionais e lares de terceira idade). Cunsulte o Regulamento do Concurso e, numa 1ª fase, todos são convidados a entregar as candidaturas, com os respectivos projectos, na Biblioteca do seu Município, até dia 31 de Agosto.

 

Também a BAD (Associação portuguesa de bibliotecários, arquivistas e documentalistas) divulgou uma mensagem para este dia, da autoria de Francisco José Viegas.

 

Quem também não deixa a data passar em branco é, naturalmente, a Sociedade Portuguesa de Autores(SPA) que, para assinalar a efeméride, emitiu uma mensagem da autoria de Urbano Tavares Rodrigues.
 
Por coincidir com Sábado Santo, este ano não estão previstas acções no próprio dia, para assinalar a data no nosso Concelho. Mas, uma semana depois, a 30 de Abril, teremos mais uma sessão d’ A poesia anda por aí…Será na Fortaleza, pelas 21h30.

 

De qualquer forma, todos os dias são bons para (re)descobrirmos o prazer da leitura, o valor dos livros e as boas surpresas que os livros nos reservam.


A Biblioteca Municipal de Peniche pode ser um dos locais privilegiados para essas descobertas, quer para miúdos quer para graúdos, até pela variedade e actualidade do espólio documental disponível. Por isso, aqui fica o desafio: porque não uma visita a este espaço, a inscrição como leitor e a requisição de um livro?

Desafio feito, resta-nos esperar a sua visita e desejar a todos um feliz Dia Mundial do Livro!


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.