O Município de Peniche vai aderir à Hora do Planeta

O Município de Peniche vai aderir à Hora do Planeta
Câmara Municipal de Peniche decidiu aderir à iniciativa "A Hora do Planeta"

A Câmara Municipal de Peniche decidiu aderir à iniciativa “A Hora do Planeta”, uma manifestação que, apesar de simbólica, é a maior acção do género à escala mundial, da rede WWF (World Wildlife Foundation). O evento, que consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades, bem como das residências particulares, vai colocar o mundo às escuras para iluminar a luta contra as alterações climáticas.SÁBADO, 26 MARÇO 2011 – 20H30 ÀS 21H30

Assim, o Município de Peniche vai, no próximo dia 26 de Março de 2011, entre as 20h30 e as 21h30, desligar as luzes dos seguintes locais públicos:
  • Fonte Luminosa do Jardim Central de Peniche;
  • Monumento em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem;
  • Monumento " Homens do Mar";
  • Pelourinho;
  • Fortaleza;
  • Muralha da entrada da Cidade;
  • Edifício dos Paços do Concelho;
  • Biblioteca Municipal;
  • Monumento ao Bispo de Mariana;
  • Igreja de Nossa Senhora da Ajuda;
  • Igreja da São Pedro;
  • Igreja da Misericórdia;
  • Taça de Água do Campo do República

A Hora do Planeta é uma iniciativa global da rede WWF (World Wildlife Foundation), em que todo o planeta (Indivíduos, empresas, governos e comunidades) é convidado a desligar as luzes, durante uma hora, com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de diminuir os consumos de energia, protegendo assim o planeta.

A “Hora do Planeta” começou em Sidney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas desligaram as luzes de suas casas. Em 2010, a Hora do Planeta fez história como a maior plataforma voluntária a favor do ambiente alguma vez testemunhada, com a participação de 128 países em todos os continentes, incluindo o apagar das luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais de todo o mundo.

Em Portugal o evento tem assumido uma importância cada vez maior. Em 2010 aderiram à “Hora do Planeta” 26 concelhos.
Este ano, a organização espera que pelo menos 100 concelhos adiram à iniciativa. No sábado, 26 de Março de 2011, entre as 20H30 e as 21H30, desligue as luzes da sua habitação. Não fique indiferente a esta iniciativa e transporte-a para o seu dia-a-dia. Unidos poderemos fazer a diferença na luta contra alterações climáticas.


Hora do Planeta - O Que é?
 
A Hora do Planeta é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas; é promovida pela WWF, a organização global de conservação.
 
Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora - a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.
 
Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta. Em 2009, foi o ano de todas as expectativas serem superadas: Portugal adere pela primeira vez a esta campanha com 11 cidades entre as mais de 4 mil em todo o mundo e cerca de 1.2. mil milhões de pessoas a aderirem a esta causa.

Em 2010, mais de 1.2 mil milhões de pessoas aderiram à Hora do Planeta em cerca de 5000 cidades, 26 das quais portuguesas. Este ano, espera-se que a participação na Hora do Planeta seja ainda maior e que milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo em Portugal, possam aderir a esta iniciativa simbólica de apagar as luzes por uma hora, a 26 de Março. A campanha deste ano desafia os participantes a irem para além da hora e adoptar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia, de forma a reduzir a sua pressão sobre os recursos naturais, incentivando-se o uso de transportes públicos e de outros meios de locomoção amigos do ambiente, o consumo de produtos certificados, pequenos gestos no dias a dia que podem fazer a diferença.
 
No sábado, 26 de Março de 2011, entre as 20H30 e as 21H30, cidadãos e empresas em todo o mundo apagarão as suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta, para mostrar como unidos podemos fazer a diferença na luta contra alterações climáticas. O evento simbólico pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária.
 
> Registe-se em www.wwf.pt e junte-se aquele que já é o maior movimento voluntário contra o aquecimento global: A Hora do Planeta
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.