A POESIA VOLTA A ANDAR POR AÍ…

A POESIA VOLTA A ANDAR POR AÍ…
"A poesia anda por aí..."

E o projecto “A poesia anda por aí...” voltou cheio de energia e depois da sessão do passado dia 28 de Outubro, na Biblioteca da Escola EB 2. 3. D. Luís de Ataíde, prepara-se para ir até ao Sporting Clube do Lugar da Estrada. Será já no próximo sábado dia 12 de Novembro, pelas 21h30.

Este encontro volta a não ter uma temática específica mas, tendo em conta que no próximo dia 24 de Novembro se assinala o 105º aniversário de nascimento de António Gedeão, este será concerteza um dos poetas mais lidos da noite.

António Gedeão
nasceu a 24 de Novembro de 1906 na lisboeta freguesia da Sé e foi sempre uma criança precoce com clara inclinação para as letras. No entanto, a entrada no liceu e o contacto que isso proporcionou com as ciências, despertaram nele um novo interesse que fez com que, no acesso à Universidade, optasse pelas Ciências Físico-químicas, que cursou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Durante 40 anos foi, essencialmente, professor e pedagogo. Porém o “bichinho da escrita e da poesia” continuaram nele e foi sempre escrevendo os seus textos que, julgando sem qualidade, ia destruindo! Só em 1956, após ter participado num concurso de poesia de que tomou conhecimento no jornal, publicou, aos 50 anos, o primeiro livro de poemas - Movimento Perpétuo – sob o pseudónimo de António Gedeão que o acompanhará o resto da vida, até falecer aos 90 anos de idade.
 
Deixou-nos poemas belíssimos, muito marcados pela condição humana, nas suas vertentes social, biológica e espiritual. Alguém escreveu um dia que "Nos seus poemas dá-se uma simbiose perfeita entre a ciência e a poesia, a vida e o sonho, a lucidez e a esperança…"
 
Assinamos por baixo e convidamo-lo a vir comprovar na próxima sessão d’ A poesia anda por aí… Sábado, no Sporting Clube do Lugar da Estrada!
 

(…) Todo o tempo é de poesia.
Desde a arrumação ao caos
à confusão da harmonia.
(António Gedeão) 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.