PENICHE PROMOVE A CIDADANIA SENIOR

Intergeracionalidade – Comemoração dia dos Avós [+] Fotos

Envelhecer é um processo diário que necessita de saberes, de experimentações, de partilhas, de reconhecimentos e que ao processar-se ao longo da vida vai necessitando de "alimento" como capacitação para um envelhecimento bem sucedido.

Os pontos de partida e os caminhos fazem-se ou são feitos, escolhem-se ou são escolhidos, mas à medida que caminhamos na vida a condução pode ser autónoma ou podemos manter sempre o "instrutor de condução". Viver é um ciclo de aprendizagem em que cada um faz o seu próprio registo! Saber de onde vimos e para onde vamos ajuda na compreensão do presente e a projetar o futuro, como uma consistência e afirmação promissora de uma atitude empreendedora.

O envelhecimento da população é uma realidade do nosso país, onde Peniche pelo seu índice de envelhecimento, 141,1%, se enquadra num contexto que carece de atenção e de intervenção.

Neste sentido, e assente na ideia “mais do que acrescentar anos à vida é importante dar vida aos anos”. o Município de Peniche atento e consciente para as necessidades da população idosa, tem levado a cabo um conjunto de ações, em prol da prevenção e combate às situações de isolamento social e da promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Desde 2008, numa relação com vários parceiros deste concelho, IPSS e serviços de saúde, tem-se vindo a desenvolver um Plano de Promoção de Cidadania Sénior, incentivando à participação ativa dos idosos e partilhando conhecimento em áreas como a saúde, cultura, lazer, desporto.

Em 2010, o Município de Peniche integra a parceria das Cidades Amigas dos Idosos. O Projeto cIDADES assumiu-se desde a sua conceção como um Projeto investigação-ação direcionado para a identificação de fatores passíveis de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e em particular da saúde da população idosa portuguesa.

Em 2012 foi constituído um grupo de trabalho "PESSOAS IDOSAS, ENVELHECIMENTO E INTERGERACIONALIDADE", envolvendo 25 parceiros de várias áreas: autarquias, saúde, educação, forças de segurança, instituições de apoio e serviços a idosos. Tem por missão desenvolver condições para uma intervenção interinstitucional concertada que seja orientada para a promoção do envelhecimento ativo e saudável e promoção dos direitos da pessoa idosa. Entre os objetivos definidos destacam-se os seguintes:

- Sensibilizar a comunidade em geral e as famílias em particular para a importância do papel e do lugar das pessoas idosas no atual contexto social e para os problemas que os afetam;

- Constituir-se como um Forúm de discussão e reflexão sobre as questões da população idosa e do envelhecimento;

- Promover a dinamização de parcerias ativas entre pares.

Integrado nos objetivos deste grupo de trabalho, em 2012, foi desenvolvido um trabalho de investigação, junto da população Idosa do concelho de Peniche. Para tal, contou-se com a colaboração da Escola Superior de Saúde de Leiria no desenho e desenvolvimento da investigação, bem como com a colaboração da Escola Secundária de Peniche, forças de Segurança e Juntas de freguesia na aplicação dos questionários. Esta investigação foi desenvolvida a fim de se definir direções estratégicas de envelhecimento ativo e saudável no concelho de Peniche, que constituem o Plano Gerontológico 2013-2017. Com o intuito de participação neste documento estratégico, este Plano foi submetido ao grupo de trabalho que remeteu para o CLAS, dando este parecer sobre o mesmo, tendo sido efetuado um focus group com idosos e técnicos.

O Plano Gerontológico do Concelho de Peniche 2013-2017, apresenta 4 objetivos estratégicos: Inserção social das pessoas idosas; Contribuir para um envelhecimento ativo e saudável; Apoiar a prestação de Cuidados e serviços com eficácia e qualidade; Promover a colaboração interdepartamental e Interinstitucional. Destes, decorre um conjunto de objetivos operativos e medidas, que vai merecer uma calendarização, monitorização e reflexão na sua execução.

Com o Plano Gerontológico do Concelho de Peniche, acreditamos que o concelho de Peniche constituir-se-á numa comunidade onde as pessoas idosas se sentem incluídas, valorizadas e respeitadas pelos contributos que deram, estão e virão a dar à sociedade. Onde, as pessoas idosas do concelho de Peniche vivem em ambientes seguros, gozam da melhor saúde possível e possuem a oportunidade de aceder a trabalho remunerado ou voluntário, assim como a atividades sociais e culturais da sua preferência.

Ainda no âmbito da Promoção da Cidadania Sénior até ao final de 2013 irão ser realizadas várias iniciativas semanais contemplando as várias áreas de ação, designadamente, saúde, arte, cultura, desporto e lazer, destacando-se as Jornadas Seniores e o Natal Sénior.