OESTE EMPREENDEDOR esteve na Suécia a debater questões de género no empreendedorismo

OESTE EMPREENDEDOR esteve na Suécia a debater questões de género no empreendedorismo

No âmbito do Acordo de Cooperação Transnacional E2 – Equal Entrepreneurship, decorreu na Suécia, nos passados dias 21 e 22 de Novembro o terceiro encontro de trabalho deste projecto.

A delegação do OESTE EMPREENDEDOR foi composta por oito participantes, entre técnicos do projecto e outros representantes, onde se incluiu o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia. Para além do projecto português, participaram nesta acção projectos da Alemanha, da Suécia e do País de Gales. O encontro decorreu na cidade de Norrköping e teve como tema central a “Generalização das questões de Género nas Políticas e Práticas”.

Foi um momento de reencontro deste grupo alargado que acabou por decorrer de forma muito frutuosa, dada a aprendizagem que se fez nos encontros anteriores. A sessão principal de trabalho foi animada por uma apresentadora da Televisão nacional da Suécia e polvilhada com algumas situações encenadas por actores. Houve também diversos momentos em pequenos grupos de trabalho para se aprofundar os temas em debate. No segundo dia foi possível participar em debates temáticos, do interesse dos participantes, bem como em visitas de estudo com o intuito de se visitar as realidades deste pais.

Os participantes portugueses trouxeram assim novos ensinamentos ao nível da promoção da igualdade de género, a par com alguma consciencialização que também muito já tem sido feito por nós e que as dificuldades que enfrentamos não são assim tão díspares das de outros países. Nos temas específicos houve abordagens ao nível da criação de estruturas de enquadramento do empreendedorismo, das possibilidades de formação em gestão de empresas, na importância da criatividade no empreendedorismo e no aconselhamento para a criação de empresas. Quanto a visitas de estudo foi possível contactar uma diversidade de estruturas públicas e privadas que intervêm na área do empreendedorismo, tendo sido possível verificar as diferenças e a existência de alguns factores críticos á implantação destas respostas no contexto português e na região Oeste em particular.

O último encontro de trabalho está agendado para os dias 17 e 18 de Abril, em Portugal, no qual o OESTE EMPREENDEDOR será anfitrião. As expectativas neste momento são naturalmente elevadas, dado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Da parte da equipa do projecto espera-se que possa vir a constituir um momento, de certo modo, marcante para a região, no qual possamos evidenciar onde estão os obstáculos e as oportunidades em matéria de incentivo estruturado e sustentável do empreendedorismo no Oeste.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.