No passado sábado a equipa do LIFE Berlengas explicou os objetivos do projeto e esclareceu as principais dúvidas

LIFE Berlengas apresentado oficialmente em Peniche

Evento de apresentação do LIFE Berlengas

O LIFE Berlengas foi apresentado no dia 7 de fevereiro num evento informal e bastante participado, no Edifício Cultural em Peniche.

O evento, organizado pelos parceiros do projeto (SPEA, Câmara Municipal de Peniche, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), que deu a conhecer à população local e a todos os interessados as ações que estão a ser implementadas nas Berlengas com o objetivo de recuperar e conservar os seus valores naturais, contou com a presença de uma audiência bastante interessada, com diversas questões relacionadas com as Berlengas.

Após a apresentação do projeto e dos resultados preliminares sobre a visitação, foi aberto o debate a todos os presentes, havendo várias intervenções, sobretudo de cidadãos com uma forte ligação às Berlengas. As consequências da remoção do chorão e o controlo da população de gaivotas-de-patasamarelas, foram os temas que mais dúvidas suscitaram por parte dos participantes. Os intervenientes responderam a estas e outras questões, esclarecendo, nomeadamente, que o chorão foi introduzido no passado por se pensar que ajudava a evitar a erosão do solo, sendo o objetivo inicial apenas mantê-lo numa área circunscrita da ilha. Atualmente sabe-se que o chorão não evita a perda de solo e que contribui para o fraturamento do granito na Berlenga.

Em relação às gaivotas-de-patas-amarelas, o ICNF esclareceu que todos os anos é feito um controlo de ovos na ilha, sendo destruídos cerca de 60 000 ovos anualmente. Já se começa a notar um decréscimo na população das gaivotas na ilha, o que não significa que elas não possam estar a nidificar noutros locais.

Salientou-se ainda que o LIFE Berlengas irá ajudar a tirar dúvidas nesse sentido, uma vez que está previsto monitorizar gaivotas, ou seja, serão colocados
pequenos aparelhos nas aves, que irão permitir saber para onde estas se deslocam e onde se alimentam.

Em relação à visitação, em face dos resutados apresentados, foi manifestada alguma inquietação com a crescente procura das Berlengas e a sua  capacidade de carga, que poderá por em causa a qualidade da experiência recreativa e os valores naturais.

O projecto assegurou que existe uma preocupação com estes aspectos, esperando contribuir para uma melhor gestão a visitação, através de uma cuidadosa monitorização nos próximos dois anos e a realização de workshops para conhecer em maior profundidade esta questão.

António José Correia, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, informou ainda, da intenção de concretizar antes da época de verão, a instalação do centro de visitantes das Berlengas, Reserva da Biosfera da UNESCO.

De acordo com Joana Andrade, coordenadora do LIFE Berlengas «Este tipo de evento, aberto à população local, é muito importante para envolver as pessoas no projeto e ter o seu apoio. Queremos que as pessoas vejam este projeto como algo que vai beneficiar toda a população, uma vez que vai potenciar e proteger a biodiversidade das Berlengas e melhorar as condições da ilha. Algumas das ações que já estão a decorrer são o combate às principais ameaças à biodiversidade do arquipélago, entre as quais a presença e proliferação de espécies introduzidas. Estas ameaças têm impacto na flora endémica e na fauna nativa e a perda de biodiversidade tem de ser travada o quanto antes».

Com arranque a 1 de junho de 2014 e duração de quatro anos e meio, o LIFE Berlengas pretende monitorizar a fauna e a flora do arquipélago das Berlengas, controlar espécies exóticas invasoras e implementar uma estratégia de gestão sustentável dos valores naturais do arquipélago.

> LIFE Berlengas apresentado oficialmente em Peniche - Comunicado de imprensa (pdf)