CONCELHO DE PENICHE - ÉPOCA BALNEAR 2013

FORTE INVESTIMENTO DO MUNICÍPIO DE PENICHE REFORÇA ATRATIVIDADE DAS NOSSAS PRAIAS

Praias do Concelho de Peniche [+] Fotos

Em 2013 o Município hasteou 6 Bandeiras Azuis e 2 Bandeiras de praia acessível na sequência de candidaturas que formulou e que foram aprovadas. 6 Bandeiras Azuis: praias de Baleal-Norte, Baleal-Sul, Cova de Alfarroba, Gamboa, Medão-Supertubos e Consolação. 2 Bandeiras Acessíveis: praias de Baleal-Sul e Medão-Supertubos.

Praias de Qualidade de Ouro (9)

Em 2013 as praias de Baleal-Campismo, Baleal-Norte, Baleal-Sul, Consolação, Cova de Alfarroba, Gamboa, Medão-Supertubos, Peniche de Cima e São Bernardino foram classificadas pela Quercus como “Qualidade de Ouro”, dado que, em pelo menos cinco anos de monitorização, apresentaram resultados de boa/excelente qualidade da água.

Trabalhos de preparação da época balnear

Foram realizados pelos serviços municipais na zona costeira entre as praias de Baleal-Norte e São Bernardino, consistindo na regularização mecânica dos areais (Baleal-Sul, Consolação e São Bernardino), limpeza manual e mecânica dos areais, remoção de areia depositada nos parques de estacionamento (Baleal-Sul, Medão-Supertubos e Consolação), colocação de papeleiras de praia, revisão dos sanitários públicos, trabalhos específicos das praias de Bandeira Azul (colocação de postes, painéis informativos, pictogramas e placas de delimitação de praia Bandeira Azul), entre outros. De realçar que para melhorar as condições de acesso ao areal das praias, entre 2008 e 2010 a autarquia procedeu à aquisição de 1000 m de estrados de plástico reciclado, implicando uma despesa de 72.000,00 €. Para melhorar o conforto dos utilizadores do areal das praias em 2013 foram adquiridas 36 papeleiras de praia implicando uma despesa de 6.100,00 €.

Limpeza de praias

Com o objetivo de reduzir a despesa associada à prestação deste serviço por privados, em 2013 os serviços municipais estão a assegurar, com os seus próprios meios, a limpeza das praias do Molhe Leste e Medão-Supertubos. Para a limpeza das praias entre Baleal-Norte e Baleal-Campismo, entre Cova de Alfarroba e Gamboa, praias do Quebrado, do Porto de Areia Sul e da Consolação, bem como das áreas envolventes, foi contratada uma empresa privada implicando uma despesa de 61.000,00€.

Proteção do sistema dunar no Baleal-Campismo e Peniche de Cima

No sentido de minimizar a erosão nesta zona costeira, durante a Primavera os serviços municipais procederam à construção de novas estruturas em madeira tratada e rede, constatando-se que a execução regular deste trabalho desde 2005 tem contribuído para a estabilização do sistema dunar na zona costeira norte pela promoção da retenção da areia nas dunas primária e secundária e do crescimento espécies vegetais próprias deste ecossistema, em conjunto com a sensibilização dos utilizadores e o investimento em melhores acessos às praias.

Colocação de sanitários públicos na praia a sul do Forte da Consolação

Considerando a destruição das instalações sanitárias deste local durante as intempéries de Fevereiro de 2010, e de modo a proporcionar conforto aos muitos utilizadores, a autarquia procedeu à colocação de instalações sanitárias amovíveis de madeira, prevendo-se a sua manutenção até Outubro com posterior recolocação em 2014.

Ilha da Berlenga - Recolha de resíduos

Os serviços municipais disponibilizam ecopontos para deposição de vidro, papel/cartão, embalagens de plástico e metal, restos de comida e outros resíduos, e asseguram a contratação da prestação do serviço de transporte de resíduos, que em 2013 implica uma despesa de 11.000,00€.

Ilha da Berlenga - Primeiros Socorros

Pelo 5º ano consecutivo, numa parceria do Município com os Bombeiros Voluntários de Peniche, está assegurada a prestação de primeiros socorros com a ativação do respetivo posto de socorros.

Arribas

O Município de Peniche colocou 60placas de sinalização em locais com sintomas e potencial de instabilidade ao longo do nosso litoral, resultante de monitorização permanente feita em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente.

Bandeira QualityCoast hasteada em Peniche

No dia 1 de Julho, todos os Municípios da Região Oeste Portugal hastearam a bandeira QualityCoast, a qual resulta do galardão atribuído à Região Oeste Portugal e que a distingue, com reconhecimento internacional, como sendo um destino turístico atrativo, de qualidade, com esforços demonstrados na procura da sustentabilidade. No caso do Município de Peniche, a bandeira foi hasteada no Largo do Município.