Workshop de fotografia na Fortaleza de Peniche

Nos próximos dias 9 e 16 de março decorrerá na Fortaleza de Peniche um workshop de fotografia dirigido por Ahmad Kavousian.

Este fotógrafo de origem iraniana, premiado internacionalmente, dinamizará uma formação, destinada ao grande público, versando a fotografia de rua.

Ahmad Kavousian nasceu no Irão, no ano de 1948. Como estudante de arte e arquitetura, descobriu o mundo da fotografia. Em 1974, paralelamente à arquitetura, começou a dedicar-se à fotografia profissional.

Em 1976, aceitou a responsabilidade de fazer fotografia de palco para o conhecido Rudaki Hall de Teerão. Foi aqui que Ahmad refinou a sua fotografia captando através da objetiva personalidades como Rudolf Nureyev, Herbert von Karajan e Marcel Marceau.

Interessado ​​em documentar não apenas arte e cultura, Ahmad também cobriu como fotojornalista notícias de eventos políticos para a revista iraniana "Ferdowsi", colocando-o no centro de eventos que antecederam a Revolução Iraniana de 1979, no âmbito da qual foi preso várias vezes.

Em 1996, estabelece-se no Canadá. Aí desenvolve um projeto em torno da fotografia de pessoas sem-abrigo vivendo nas ruas de Vancouver, e que lhe valeu um prémio da Rede Internacional de Jornais de Rua.

Em maio de 2010, muda-se para Portugal.

Ahmad Kavousian apresenta no seu currículo exposições em locais tão diversos como Vancouver, Lisboa, Lagoa ou Peniche, onde expôs em abril de 2011, no espaço do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

As inscrições (€25,00) para este workshop, dinamizado pelo Município de Peniche, podem ser efetuadas na Fortaleza de Peniche, até dia 6 de março, de 2ª a 6ª Feira, das 9h00-12h30 e 14h00-17h30.