Documentário “Processo-crime 141/53 - Enfermeiras no Estado Novo” na Fortaleza de Peniche – 27 de abril – 21h30

Encerrando o ciclo de cinema documental que durante o mês de abril decorreu na Fortaleza de Peniche será exibido no próximo dia 27 de abril, pelas 21h30, o filme “Processo-crime 141/53 - Enfermeiras no Estado Novo”, da autoria de Susana Sousa Dias.

Por força de um decreto salazarista que proíbe as mulheres casadas ou viúvas com filhos de exercerem enfermagem nos hospitais civis, as irmãs Isaura e Hortênsia vêem-se impedidas de casar. Ao protestarem contra esta bizarra medida, são presas e encontram, em Caxias, outras mulheres, outros casos, outros dramas... Memórias, imagens e documentos da época são utilizados para contar as histórias destas mulheres.

No âmbito deste ciclo de cinema, associado à temática da Liberdade, foram projetados os documentários "48" e "Natureza Morta", igualmente realizados por Susana de Sousa Dias.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Peniche e União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), integrando o programa Abril – Mês da Liberdade.

Processo-Crime 141/53 – Enfermeiras no Estado Novo
Realização: Susana de Sousa Dias