Lendas da Europa passaram por Peniche

Intercâmbio "Lendas da Europa" [+] Fotos

De 24 de Março a 1 de Abril, 40 jovens de cinco países juntaram-se em Peniche, para um intercâmbio internacional intitulado "Lendas da Europa".

Numa organização da Associação Juvenil de Peniche, com o financiamento do Programa Juventude em Acão, e promovido com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, ADEPE, Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e 102FM.

O intercâmbio multilateral “Lendas da Europa” contou com a participação de 5 países (Itália, Eslovénia, Malta, Islândia e Portugal), cada um representado por 7 jovens e 1 monitor.

Esta iniciativa teve como principal objetivo desenvolver a criatividade dos participantes, através da recreação das 5 lendas selecionadas, uma por país, para dai construírem uma só lenda. Cada país escreveu uma música para contar a sua lenda e foi construída uma música englobando um trecho das cinco lendas.

Durante este intercâmbio houve várias atividades a decorrer, como visitas,  noites interculturais, dinâmicas de grupo, etc… As atividades do intercâmbio incidiram em  quatro workshops através da educação não formal:

1. Media – diariamente um grupo de jovens registou, em vídeo e fotografia, todo o trabalho desenvolvido pelos participantes do intercâmbio nos vários workshops. Diariamente saiu uma newsletter para divulgação das atividades do dia anterior, que será foi enviada para vários parceiros.

2. Teatro/Expressões – Este grupo trabalhou através do teatro/performance as várias lendas, criando uma performance de 13 minutos.

3. Música – um terceiro grupo de trabalho usou a música, como forma de expressão e de interculturalidade.

4. Pintura – Este workshop incidiu na construção de um mural, na Casa Municipal da Juventude, onde vários elementos das 5 lendas foram  usados para expressar a criatividade dos jovens.

A apresentação final de todo o trabalho desenvolvido ao longo da semana, decorreu no dia 30 de Março, onde a comunidade local pode verificar o trabalho desenvolvido neste intercâmbio.

Para mais informações contactar AJP pelo 262 785 262 ou via e-mail ajpeniche@gmail.com