No dia 17 de Outubro será levada a cabo uma ação de sensibilização para os riscos do tabaco e para a cessação tabágica

Município de Peniche e ACES Oeste Norte associam-se à campanha "Cidades e Vilas Sem Fumo"

Município de Peniche e ACES Oeste Norte associam-se à campanha

Associando-se à campanha "Cidades e Vilas Sem Fumo", o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Município de Peniche irão levar a cabo, no próximo dia 17 de Outubro, uma ação conjunta de sensibilização para os riscos do tabaco e para a cessação tabágica.

As iniciativas a desenvolver visam sensibilizar a população em geral e, de um modo particular, a população estudantil, para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco, assim como avaliar a situação dos fumadores, sabendo-se hoje que o tabaco é uma das principais causas do cancro do pulmão e da doença pulmonar obstrutiva crónica.

Do programa consta um conjunto de iniciativas, entre as quais uma ação de rua a decorrer ao longo do dia na Praça Jacob Rodrigues Pereira, entre as 10h00 e as 17h00, a partir da qual irão ser realizados rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização relativamente aos malefícios do tabaco. Esta ação irá contar com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde da Escola Secundária de Peniche, os quais estão, para além disso, a preparar uma ação de sensibilização dirigida aos seus pares, a levar a cabo no próximo dia 18 de Novembro, como forma de assinalar o Dia Mundial do Não Fumador.

Às 15h00, irá ter lugar no Auditório Municipal uma sessão de informação/sensibilização dinamizada pelo Dr. José Fernando - Médico no ACES Oeste Norte, que terá por destinatários privilegiados os estudantes do 9º ano, 10º ano e do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde.

No culminar do programa de atividades, haverá uma caminhada pela saúde, para a qual está toda a comunidade convidada a participar, que consistirá numa marcha de sensibilização para os riscos do tabaco e para a cessação tabágica, a qual terá início por volta das 16h30 junto ao Auditório Municipal e terminará na Praia dos Supertubos, onde se prevê que esteja a decorrer a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Surf e onde haverá lugar a uma largada simbólica de balões.
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.