No Dia da Árvore, o Município de Peniche e a Associação Mão Amiga celebram contrato de comodato para criação de horta social e cultivo de plantas aromáticas

Câmara Municipal de Peniche e a Associação Mão Amiga vão comemorar o Dia da Árvore

O Município de Peniche vai assinar um contrato de comodato com a IPSS Associação Mão Amiga do Lugar da Estrada, Consolação, Casal Moinho, Casal da Vala (AMA), entregando a esta associação duas parcelas de terreno, com as áreas de 255,00m² e 1078,00m², sitas em Relva Longa, limite do Lugar da Estrada, na freguesia de Atouguia da Baleia.

Estes terrenos camarários destinam-se à criação de uma horta social e ao cultivo de plantas aromáticas, uma iniciativa que integra o projeto Viver é Estar Ativo da AMA. É deste modo que a AMA pretende fomentar a introdução do consumo de ervas aromáticas na alimentação diária, com reflexos positivos na saúde, nomeadamente no que diz respeito a doenças cardiovasculares, através da possibilidade de eliminação do sal na dieta alimentar. Pretende igualmente contribuir para que a população idosa não se isole e não perca o contacto com a terra que tão bem conhece, sentindo-se útil por poder transmitir aos outros os seus conhecimentos e experienciando esta atividade como uma forma de terapia para aumentar o seu bem-estar.

Integrada na comemoração Dia Árvore, a cerimónia de assinatura do Contrato de Comodato realiza-se no próximo dia 21 de março, pelas 10h30, na horta social de plantas aromáticas, em Relva Longa, Avenida da Praia, Lugar da Estrada (junto às instalações do Sporting Clube da Estrada).

O Contrato vai ser assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, António José Correia, e pelo Presidente de Direção da AMA, António Miguel Sousa Franco, e será celebrado por um prazo de cinco anos, renovável.

Além da celebração do Contrato de Comodato, o programa de iniciativas que assinalam o Dia da Árvore prevê ainda uma atividade de plantação de árvores, que contará com a colaboração dos alunos da Escola e do Ensino Pré-escolar do Lugar da Estrada.

GALERIAS DE FOTOS