Peniche promove a IX edição da Semana da Juventude

Semana da Juventude Peniche 2014

Empreendedorismo, solidariedade e promoção de hábitos de vida saudável dão mote a mais uma edição da Semana da Juventude de Peniche, uma iniciativa dinamizada por dez entidades. Mais de cinco mil jovens darão movimento a todo o concelho, com atividades que incluem mostras de talentos, trips empreendedoras, fóruns e ações desportivas.

A IX edição da Semana da Juventude – VIP “Vem, Interage e Participa”, vai decorrer, em Peniche, entre os dias 3 e 13 de abril de 2014, este ano dedicada à temática do Desenvolvimento Social, focando o Ano Internacional da Agricultura Familiar e o Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar.

De acordo com a sua organização e o seu programa, a Semana da Juventude é um evento com e para os jovens do concelho de Peniche.

Esta iniciativa é organizada por 10 entidades: a Câmara Municipal de Peniche; a Adepe – Associação para o Desenvolvimento de Peniche, através do Projeto OJE; os agrupamentos de escuteiros de Atouguia da Baleia e de Peniche; as associações de estudantes da Escola Secundária de Peniche e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; a Associação Juvenil de Peniche; o Grupo de Jovens Nova Aliança; a União Juvenil de Ferrel e a Unidade de Cuidados na Comunidade.

As diferentes atividades do evento decorrem em múltiplos espaços do concelho de Peniche, onde se espera a participação de cerca de 5000 jovens:

A Semana da Juventude de Peniche pretende promover Jovens que desenvolvam atividades em diversas áreas, desde a música, dança, teatro, fotografia, vídeo, moda, pintura, artes manuais, desporto, empreendedorismo, entre outras. Para o efeito, será realizada uma Mostra de Talentos, entre os dias 3 e 5 de abril, na Fortaleza de Peniche, que contará com a participação ativa de jovens do concelho, demonstrando os seus projetos. A Mostra de Talentos será apadrinhada por talentos reconhecidos nas diversas áreas. Esta iniciativa visa também fomentar a relação e a cooperação entre todos os participantes e valorizar o talento da camada juvenil do concelho de Peniche.

O evento contará com a realização de um Auto-paper pelo concelho de Peniche (Peniche – Atouguia da Baleia – Baleal – Ferrel e Serra D’el-Rei), no dia 5 de abril, em que as equipas executarão diferentes atividades desportivas. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer as atividades desportivas promovidas pelas organizações existentes no concelho, através da experimentação das diversas modalidades, dando oportunidade para a promoção e divulgação das próprias organizações, bem como sensibilizar os jovens para as vantagens da prática desportiva como hábito de vida saudável.

Decorrerá entre os dias 5 e 13 de abril o Intercâmbio Europeu "re-act to build", promovido pela Associação Juvenil de Peniche, com o apoio do programa Juventude em Ação, com o objetivo de trabalhar o tema do empreendedorismo e iniciativa através dos ateliers da performance e da iniciativa. Participam os países: Portugal, Itália, Bulgária, Eslovénia e Croácia.

A Semana da Juventude irá dinamizar, no dia 9 de abril, uma TRIP Empreendedora, na qual participarão várias equipas, que visitarão 3 empresas do concelho, que praticam ações de combate ao desperdício alimentar, sendo-lhes lançados vários desafios como dinâmica do jogo. A atividade culminará com a realização de um Fórum, na Fortaleza de Peniche, dedicado ao referido tema.

Este evento também se associa à promoção e divulgação do Futebol de Rua, realizando, para o efeito, um Torneio Distrital de Futebol de Rua dia 12 de abril, na Escola Básica N.º2 de Peniche. As equipas são constituídas por jovens de idade igual ou superior a 16 anos, integrados em projetos sociais ou acompanhados por instituições de âmbito social. Cada jogo terá a duração de 15 minutos e a equipa vencedora do Torneio irá representar o distrito de Leiria no Campeonato de Futebol de Rua 2014.

A Semana da Juventude conta com o apoio da Escola Secundária de Peniche; da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, D. Luís de Ataíde; da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; da Acompanha; da Associação E.F.C.R. Penichense; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche: da Casa do Benfica; do Clube de Rugby de Peniche; do Clube de Ténis de Peniche; do Clube Costa Brava; do Centro de Canoagem do Oeste; da Serrana-associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Serra D’El-Rei; da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel e do Peniche Surfing Clube.

PROGRAMA:

3 de abril

• Animação pelas ruas de Peniche, a partir das 17h00
  • 22h00 - Abertura oficial da IX edição da Semana da Juventude de Peniche, na Fortaleza de Peniche
  • A partir das 22h30, na Fortaleza de Peniche
  • Mostra de Talentos
  • Mostra de Tunas

4 e 5 de abril

• Das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, na Fortaleza de Peniche
  • Animação e Insufláveis
  • Animação pelas ruas de Peniche, a partir das 18h00
  • A partir das 21h30, na Fortaleza de Peniche