RIP CURL PRO - Marlon Lipke é o grande vencedor

[+] Fotos

O terceiro e último dia do Rip Curl Pro, décima etapa do circuito mundial de surf WQS e primeira prova a contar para o European Championship Tour 07, integrada no Rip Curl Surf & Music Festival, terminou hoje na praia de Supertubos, em Peniche, com a grande vitória do luso-germânico Marlon Lipke.

Numa final de nervos até ao último minuto, Marlon liderou toda a bateria até que, a segundos do toque da buzina, o espanhol Pablo Gutierrez conseguiu fazer uma onda que poderia ter destruído o sonho do surfista algarvio, mas ficou a poucas décimas, em segundo lugar.

Foi uma vitória suada!”, disse Marlon depois de ser declarado vencedor deste Rip Curl Pro.Comecei bem e sentia-me confiante. No final deixei passar uma onda que pensei que não tinha potencial, mas o Pablo [Gutierrez] conseguiu apanhá-la e fazer um 7.17”, conta o atleta que, apesar de estar em representação da Alemanha, não deixa de dizer que “esta é uma vitória de Portugal! Estou a representar a Alemanha, mas o meu coração é português!”.

Pablo Gutierrez também era um homem feliz, apesar de não ter conseguido destronar Marlon, uma vez que tinha estado praticamente em último durante toda a bateria, mas tinha conseguido virar o resultado mesmo à última.

O princípio correu-me muito mal. Não conseguia fazer nada. Toda a gente na praia começou a dizer para eu ir para o outro pico [mais à direita da praia], e eu fui. Depois, foi incrível! O Marlon tinha muito boas notas e eu nada, até que apareceram umas ondas com potencial e dei tudo por tudo. Mas estou muito feliz! Um segundo lugar nestas condições é fantástico!”, confessa o surfista espanhol.

Quem não teve tanta sorte foi Pablo Solar e Reubyn Ash. Quer o espanhol Pablo Solar, quer o inglês Reubyn Ash estiveram o tempo inteiro do heat final a morder os calcanhares a Marlon. Solar foi atraiçoado pelo seu peso, que funcionava como um handicap nas ondas pequenas de Supertubos, enquanto Ash começou muito bem, mas depois foi prejudicado pela má decisão de mudança de pico. Apesar disso, chegar à final desta 20ª edição do Rip Curl Pro de Peniche foi desde já um bom resultado para as carreiras de ambos os atletas.

Pelo caminho, nas meias-finais, ficaram os surfistas Thomas Bady, Jatyr Berasaluce, Gony Zubizarreta e o jovem também luso-germânico Nicolau Von Rupp, de apenas 16 anos.

No final do Rip Curl Surf & Music Festival o balanço era muito positivo. “Ontem à noite tivemos um recinto muito bem composto, no Music Festival, com mais gente do que a que estávamos à espera, bem como concertos muito interessantes,” afirmou António Pedro, da Alfarroba, empresa que organizou este evento. “Hoje tivemos as condições que já sabíamos iríamos ter, uma vitória com sotaque português e em termos gerais parece-me que foi uma comemoração do vigésimo aniversário do Rip Curl Pro à altura,” acrescentou ainda.

Também Miguel Oliveira, da Rip Curl Portugal, recordou a importância desta prova que, “quando começou, há 20 anos, marcou de forma muito positiva as organizações de eventos de surf em Portugal. Este ano tivemos novamente um dia com boas ondas, ou seja, não decepcionou, e em 2008 o Rip Curl Pro irá certamente aumentar o seu estatuto,” garantiu ainda.

O Rip Curl Pro foi uma realização da Alfarroba, para a Rip Curl, e contou com patrocínio das marcas Nokia, B! e Tmn, e com os apoios da Câmara Municipal de Peniche, Renault, Sapo.pt, Pólen Surfboards, Fonte Viva, LG Computadores, Triumph Motorcycles, Konica Minolta, Península de Peniche Surf Clube, Hotel Sol Peniche e Surfrider Foundation Europe.

Para ajudar na divulgação do Rip Curl Pro contámos com a importante ajuda da Antena 3, Correio da Manhã, Sport Tv, Record, RTP, Surf Portugal, Sport Life, Surf.Sapo.Pt, Surflower.com, Hi-Life.Tv e revista PcMais.