Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: Igreja de S. José acolhe Exposição de Arte Sacra

CIAB: Igreja de S. José acolhe Exposição de Arte Sacra

Inaugura no próximo dia 7 de dezembro a exposição "Restaurando o Passado: Arte Sacra em Atouguia da Baleia". Esta exposição, concebida pela Câmara Municipal de Peniche em colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Leonardo de Atouguia da Baleia, estará patente no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia entre 7 de dezembro 2012 e 2 de março de 2013.

"Restaurando o Passado: Arte Sacra em Atouguia da Baleia" vem apresentar um conjunto de Arte Sacra, com destaque para o património escultórico, que esteve, durante largo tempo, oculto do grande público. Pretende-se, com a presente exposição, devolver à comunidade este património sacro, alvo de intervenção nos últimos cinco anos, permitindo a fruição destes bens culturais.

O CIAB - Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia possui cerca de 620 elementos no seu acervo, dos quais aproximadamente 60% são da coleção de Arte Sacra, tendo sido selecionadas as peças artisticamente mais relevantes para a presente exposição.

O acervo agora exposto pertence, na sua quase totalidade, à Fábrica da Igreja Paroquial da freguesia de S. Leonardo de Atouguia da Baleia, estando à guarda do CIAB / CMP ao abrigo do protocolo tripartido que está na base da gestão deste polo museológico.

O espólio sacro tem sido alvo de intervenção de Conservação e Restauro pela Câmara Municipal de Peniche, desde janeiro de 2007, de acordo com um plano de trabalhos que contempla as seguintes intervenções:

• Inventariação
  • Acondicionamento em reserva
  • Monitorização ambiental
  • Tratamento preventivo
  • Conservação e restauro

Pela sua importância patrimonial, histórica e cultural, a Igreja de S. José, agora integrada no circuito de visita do CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, apresenta-se como o espaço ideal para acolher esta exposição.

Com inauguração prevista para dia 7 de dezembro, pelas 18h00, a exposição e o CIAB estão abertos de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, sendo a entrada gratuita. Uma iniciativa a não perder!

CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA
Rede Museológica do Concelho de Peniche
LOCALIZAÇÃO: Largo de S. José 2525-083 Atouguia da Baleia | Lat. 39 20 25.68; Long. -9 19 37.81
CONTACTOS: T. 262 758 644 | ciab@cm-peniche.pt
HORÁRIO DE ABERTURA: De terça-feira a sábado, das 10h00-13h00 e 14h00-18h00.