"Passos do Senhor" no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Património Mês de Março 2015: Passos do Senhor

A Procissão dos Passos de Atouguia da Baleia é o Património em destaque no mês de março no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB). Na Igreja de S. José - CIAB - estão expostas, de 25 de março a 11 de abril, diversas peças associadas a esta procissão católica que percorre anualmente, na altura da Quaresma, as ruas do Centro Histórico da Vila de Atouguia da Baleia.

Património Cultural Imaterial vivo, a Procissão dos Passos de Atouguia da Baleia é uma manifestação religiosa coletiva com importância sócio-histórica que envolve largos setores da comunidade. Em 2015 decorreu no passado domingo, 22 de março. Desde que retomou, em 2000, que tem sido organizada pela Santa Casa da Misericórdia da Vila, entidade que colabora com o Município de Peniche na produção desta mostra.

Na exposição temporária "Passos do Senhor" estão patentes os andores do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores (com novo manto e vestes com aplicações em renda de bilros de Peniche), a antiga imagem do Senhor dos Passos agora desafeta ao culto, os quadros antigos e recentes com representação das estações da Via Sacra, entre outra fotografias e objetos artísticos e históricos de grande valor.

De entrada livre, pode ser visitada até ao próximo dia 11 de abril, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na Igreja de S. José, imóvel histórico que integra o circuito de visita do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.

> Património do Mês de Março: "Passos do Senhor" (pdf)


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.