Intercâmbio MOVE the World

Entre os dias 21 e 29 de março, cinco países da Europa estiveram juntos em Peniche para trabalhar o tema do desenvolvimento e do papel dos jovens no mesmo.

Trinta e cinco jovens da Croácia, Eslováquia, Espanha, Itália e Portugal estiveram, durante uma semana, num intercâmbio internacional desenvolvido pela Associação Juvenil de Peniche intitulado Mover o Mundo ("Move the World"), com o financiamento do Programa Erasmus+ | Juventude em Ação, e promovido com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, a ADEPE e o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.

O intercâmbio multilateral “Mover o Mundo” teve como principal objetivo debater os tópicos relacionados com o desenvolvimento individual dos jovens e o seu contributo para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos e da sociedade, em geral, através de metodologias da educação não formal. Ao longo deste intercâmbio, foram desenvolvidas várias atividades, como workshops, visitas, noites interculturais, dinâmicas de grupo, Ioga, surf, etc… O trabalho foi desenvolvido pelos jovens, distribuídos por quatro grupos (workshops):

1. Grupo Media – Diariamente, um grupo de 5 jovens registou, em vídeo e fotografia, todo o trabalho desenvolvido pelos participantes do intercâmbio nos vários workshops, bem como nas atividades paralelas, tendo sido publicada, em cada dia, uma newsletter para divulgação das atividades do dia anterior, com o principal objetivo de divulgação pelos parceiros envolvidos.

2. Grupo performance – Este grupo trabalhou o tópico do desenvolvimento através da música, tendo escrito e composto integralmente um tema, que foi interpretado perante a comunidade local na noite da apresentação final dos trabalhos.

3. Grupo Iniciativa – Neste workshop, os jovens que o integraram puderam desenvolver um trabalho junto da, ou para, a comunidade. Houve a intervenção com crianças, ao nível de desenvolvimento de atividades, tendo o grupo estado com crianças do projeto OJE, da ADEPE, e do CERISC, bem como com crianças das atividades de pausa letiva do Agrupamento de escolas D. Luis de Ataíde.

Houve, ainda, uma iniciativa denominada "abraços grátis", que visou, essencialmente, a população adulta e teve lugar no centro de Peniche.

4. Grupo Pintura – Para além de outros trabalhos desenvolvidos através das artes plásticas, este grupo  deixou, como principal  marca da sua intervenção, a limpeza de um espaço público abandonado, junto à Casa Municipal da Juventude, em cuja parede foi pintado um motivo alusivo ao tema, sintetizado na frase "Before you change the world, change yourself" (Começa pela mudança em ti, se queres mudar o mundo).

Na noite de 27 de março houve uma apresentação final, à comunidade, do trabalho desenvolvido pelos 35 jovens ao longo do período do intercâmbio.

As noites interculturais integraram o programa da Semana da Juventude de Peniche.

Para mais informações contactar AJP pelo 262 785 262 ou via e-mail ajpeniche@gmail.com