Património do Mês de novembro "Feira de S. Leonardo"

Património do Mês de novembro
Património do mês de novembro: "Feira de S. Leonardo"

O Município de Peniche destaca como Património do Mês de novembro a Feira de S. Leonardo que se realizou a 6 de novembro na Vila de Atouguia da Baleia.

Trata-se de uma popular feira de rua, com frutos secos, água-pé e produtos tradicionais, no dia 6 de novembro, dia da morte de S. Leonardo de Noblat, padroeiro da Freguesia e Igreja Matriz de Atouguia da Baleia. Em Portugal, a Igreja de S. Leonardo é o único templo dedicado a este santo.

A Feira de S. Leonardo, na Vila de Atouguia da Baleia, terá a sua génese no reinado de D. João IV1 e teria lugar junto à Igreja de S. Leonardo, onde permaneceu até aos princípios do séc. XVIII, passando para o largo de Nossa Senhora da Conceição aquando a construção da Igreja homónima. Num inquérito promovido, em 1758, pela Secretaria de Estado dos Negócios Interiores do Reino, o Vigário da Matriz de S. Leonardo informa que existe feira a 6 de novembro que dura um só dia e não é franca, o que queria dizer que não isentava os feirantes de pagamento de direitos fiscais. As rendas desta feira terão, contribuído para a construção do Forte de Nossa Senhora da Consolação, imóvel do séc. XVII.

As feiras instituíram-se como um espaço de encontro de produtores, consumidores e distribuidores ao longo do tempo, sendo a sua importância económica e social inquestionável. A de S. Leonardo constitui assim um marco na identidade da Vila de Atouguia da Baleia.

Nos dias de hoje, a par dos frutos secos e produtos tradicionais, abundam as tendas para venda de roupa, oferecendo as confeções com grandes descontos!

1. Janeiro de 1641 - Os procuradores de Atouguia da Baleia às Cortes de Lisboa pediram a D. João IV, em nome do povo, para que, todos os anos, se fizesse uma feira franca na vila, a 6 de novembro, dia de S. Leonardo.
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.