Peniche assinala Dia Internacional dos Museus e 29º aniversário do Museu Municipal de Peniche

Workshop de Conservação Preventiva de Madeiras [+] Fotos

Entradas livres nos museus da Rede Museológica concelhia durante o dia 18 de maio e a 2ª edição do Workshop de Conservação Preventiva de Madeiras são as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Peniche para assinalar o Dia Internacional dos Museus e o 29º aniversário do Museu Municipal de Peniche.

A Rede Museológica do Concelho de Peniche é um projeto estratégico que visa a qualificação, estudo, preservação e divulgação do Património Cultural concelhio. Esta é atualmente composta por dois núcleos:

• o Museu Municipal, sito na Fortaleza de Peniche, que celebra o seu 29º aniversário no próximo dia 18 de maio;
  • o CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, sito no Largo de S. José em Atouguia da Baleia, inaugurado a 17 de março do ano passado.
No próximo dia 18 de maio, as entradas em ambos os polos museológicos serão gratuitas.

Irá, ainda, ter lugar uma segunda edição do Workshop de Conservação Preventiva de Madeiras (privilegiando novos participantes) no dia 18 de maio, entre as 14h00 e as 18h00, no CIAB. Neste Workshop, direcionado para público adulto, serão fornecidas e desenvolvidas as noções basilares de conservação preventiva de madeiras (contextualização teórica e ação prática de conservação).

A inscrição prévia é obrigatória, sendo o valor por participante de € 10,00. Esta inscrição deve ser realizada presencialmente no CIAB e inclui o enquadramento e acompanhamento técnico bem como os equipamentos, ferramentas e produtos especializados de Conservação e Restauro a usar durante o Workshop. A ação de conservação incidirá sobre espólio etnográfico em reserva ou sobre peças em madeira de pequenas dimensões trazidas pelos participantes.

Informações e inscrições: Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia | Largo de S. José, 2525-028 Atouguia da Baleia | T. 262758644 | ciab@cm-peniche.pt | Horário de abertura: De terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.