Nuno Rodrigues expõe na Fortaleza de Peniche

Nuno Rodrigues expõe na Fortaleza de Peniche
Exposição de Pintura de Nuno Rodrigues

A Fortaleza de Peniche recebe a partir do dia 1 de novembro uma exposição de pintura de Nuno Rodrigues. Depois de ter exposto neste equipamento em 2009, este artista local regressa agora com uma exposição no qual nos convida a uma reflexão sobre quatro temas do seu imaginário, moldados pela sua própria vivência pessoal: "Mar", "No Feminino", "Natureza" e "Essência".

Nuno Rodrigues nasceu em Maio de 1971 em Porto Amélia, atual Pemba, em Moçambique.

Filho de Portugueses, veio para Portugal com seus pais ainda bebé.

Enquanto criança viveu em Peniche, tendo na sua adolescência ido viver para uma aldeia do concelho de Bragança, terra natal de seu pai.

Em 1992, com vinte e um anos, cumpriu o serviço militar nos para-quedistas. Descobriu uma grande paixão pelo voo e pela autoridade, tendo decidido no ano seguinte, ingressar na GNR.

Contudo, em Setembro de 1993, enquanto viajava de automóvel com camaradas para uma festa de para-quedistas em Aveiro, teve um acidente que o deixou com 95% de incapacidade motora: tetraplegia.

O seu prognóstico inicial era de 24 horas de vida. Foi internado em vários hospitais na zona Norte, com intermitências entre estes e a sua residência, durante alguns anos.

Já em casa, situada numa aldeia desertificada com sessenta habitantes, teve sempre o apoio de seu pai e de alguns familiares e amigos que foi criando no âmbito hospitalar.

Em 2005 tornou-se sócio da ASCUDT- Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, em Bragança, onde começou a pintar com a boca. Mas depressa teve de suspender esta atividade devido a ter fraturado uma perna, numa das suas deslocações para a Associação.

Em Setembro desse mesmo ano, o seu pai viria a falecer, tendo então decidido ir viver para Peniche, onde tinha família da parte materna.

Motivado pela arte de pintar, descoberta outrora, recomeçou esta atividade, tendo elaborado o logótipo do “Projecto Alla Riba”, e aprendido algumas técnicas com alguns pintores locais. Ao longo destes anos, tem estado integrado em Associações, Organizações e Instituições, facto que tem contribuído para desenvolver conhecimentos na área da pintura.

Nas suas pinturas, iniciou-se com imagens ligadas ao mar, surgindo agora com trabalhos mais minuciosos, que remetem para lugares recônditos do planeta, em que brinda a Natureza e o Homem. Desde a paisagem marítima às terras de África, e ainda à vida animal, as suas obras transmitem uma certa essência, um encontro com algo mais profundo.

NUNO RODRIGUES NAS REDES SOCIAIS:
 

EXPOSIÇÕES REALIZADAS:

  • 2013 – Participou no 1º Salão Internacional de Arte Fantástica da Nazaré
  • 2013 – 2º Salão Internacional de Arte do Estoril
  • 2012 – Integra o grupo de artistas que faz parte do “Artshow 2012”, nas Caldas da Rainha. Uma mostra organizada pela Câmara Municipal e pela Expoeste e comissariada pela pintora Paula Mendes.
  • 2012 – 1ª Feira Internacional de Arte Contemporânea da Figueira da Foz.
  • 2012 – Exposição de pintura e escultura “1ª ajuda comArte” na Galeria do Hospital de Santa Maria em Lisboa.
  • 2012 – Integra o “1ºSalão Internacional de arte” na Galeria da Junta de Freguesia do Estoril
  • 2012 – Participou na exposição coletiva de pintura “2ª Arte Expo Oliveira do Bairro”.
  • 2012 – Participou na Jornada de Educação Social e Expressão: “Reflexão sobre arte e criatividade” com a apresentação dos seus trabalhos e com o seu testemunho, na ESECS em Leiria.
  • 2012- Integrou a convite da Galeria Aberta a exposição de pintura “1ª Arte Expo Montemor-o-Velho” na Galeria Municipal.
  • 2011 – Participou no evento “Pintar Diferente” inserido na comemoração do Dia Internacional da pessoa com deficiência, realizada no Agrupamento de Escolas de Manteigas e na Escola Beatriz Ângelo, na Guarda, integrando também uma Ação de sensibilização, junto da comunidade escolar.
  • 2011 – Exposição de Pintura “Sem Limites” no Edifício Cultural de Peniche.
  • 2011 – Exposição no Teatro Nova Morada, em Oeiras.
  • 2009 – Exposição no Museu de Peniche.
  • 2008 – Exposição no Clube Stella Maris, em Peniche.
  • 2007 – Exposição na Jornadas Médicas, no Hotel Sol In, em Peniche.

Esta exposição, com abertura prevista para dia 1 de novembro, pelas 22h00, estará patente ao público no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche até 24 de novembro de 2013, podendo ser visitada de 3ª a domingo, entre as 9h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00.

A entrada é livre.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.