Peniche inicia obra do Museu de Rendas de Bilros de Peniche com a Consignação da Empreitada de Recuperação do Edifício António da Conceição Bento

Peniche inicia obra do Museu de Rendas de Bilros de Peniche [+] Fotos

Realizar-se-á amanhã (15.01.2013), às 10:30, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a assinatura do auto de consignação da empreitada de Recuperação do Edifício António da Conceição Bento.

A empreitada foi adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas Arada – Engenharia e Gestão de Empreitadas, Ld.ª e Manindústria – Conservação e Manutenção Industrial, Ld.ª, com sede em Vagos, pelo valor 422.069,92 euros (IVA incluído à taxa de 6%), com um prazo de execução de 300 dias. A deliberação de adjudicação foi tomada pela Câmara Municipal de Peniche na reunião realizada em 24 de Julho de 2012 e o respetivo contrato assinado em 9 de Outubro de 2012.

Em 20 de Dezembro de 2012, o Tribunal de Contas emitiu visto ao contrato, pelo que estão agora reunidas todas as condições para que a obra seja consignada.

Esta empreitada está incluída numa candidatura submetida pelo Município de Peniche no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana, e aprovada pelo Mais Centro, que incluiu também a aquisição do edifício e a elaboração dos projetos de arquitetura e de especialidades, num investimento total que ascende a 623.676,46 euros, comparticipados no montante de 510.522,25 euros, que correspondem a uma taxa de co-financiamento de 85%.

O edifício António da Conceição Bento data da década de 40 do séc. XX e beneficia de uma localização privilegiada no gaveto formado pelas Rua Marquês de Pombal e Rua Nossa Senhora da Conceição, em pleno Núcleo Histórico de Peniche, pelo que permitirá acolher o futuro Museu das Rendas de Bilros de Peniche no piso térreo, em condições de grande dignidade, ficando os pisos superiores destinados à instalação de diversos serviços do Município de Peniche.