EM DEZEMBRO, PRESÉPIOS EM DESTAQUE

EM DEZEMBRO, PRESÉPIOS EM DESTAQUE

Em dezembro, o Município de Peniche destaca como “Património do Mês” o Presépio existente na Igreja de S. Leonardo, atribuído à Escola de Machado de Castro. De ressaltar duas outras atividades que valorizam esta arte de representar o nascimento de Jesus, a decorrer no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: até 4 de janeiro de 2013, a exposição “Presépios de Natal – coleção de Célia Nunes está patente ao público neste equipamento cultural e, no dia 21 de dezembro, pelas 11h00, realizar-se-á a segunda oficina de construção de presépios, para crianças dos 6 aos 10 anos de idade.

Joaquim Machado de Castro (1731-1822), natural de Coimbra, foi um dos maiores e mais renomados escultores portugueses, sendo célebres os seus presépios barrocos.

Este Presépio em destaque pertenceu ao extinto Convento Franciscano de São Bernardino. Depois da extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1834, foi transferido para a Igreja de S. Leonardo, matriz da Freguesia de Atouguia da Baleia.

Para além da mensagem religiosa que transmite, este presépio de figuras em terracota, constitui uma bela manifestação da arte popular: excetuando as figuras representativas da Sagrada Família, as demais remetem para uma realidade cultural muito portuguesa, integra elementos etnográficos, animais e personagens sem correspondência à época, local e momento do nascimento de Jesus.
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.