EM PENICHE

Portugal volta a receber o Mundial de Free Ride

[+] Fotos

Entre 13 e 15 de Abril, a Praia dos Supertubos, em Peniche, irá servir de palco para as maiores acrobacias nas ondas em Jet Ski e Motas de Água.

Na sequência do assinalável êxito e da excelente organização das  últimas edições em que a prova portuguesa foi considerada a melhor do mundo, Portugal volta a ser o país eleito para o arranque do Campeonato do Mundo de Free Ride, acrobacias nas ondas em Jet Ski e Motas de Água. O palco da prova será "montado" na Praia dos SuperTubos, em Peniche, um local de referência mundial entre os amantes do Surf e os apreciadores de Jet Ski, e onde são esperados cerca de 5.000 visitantes e os melhores pilotos de Portugal, Brasil, África do Sul, USA, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha e Marrocos.

À semelhança dos anos anteriores, Portugal inicia o campeonato que culmina no Brasil e que vai passar por Espanha, França e EUA. Este campeonato conta com o forte apoio da Câmara Municipal de Peniche, ainda das autoridades locais (Capitania, Bombeiros, etc.) e de diversas empresas, bem como do Comité Olímpico Português. Estas entidades apostam assim na crescente visibilidade e retorno promocional que esta modalidade está a proporcionar, sendo que com os melhores pilotos do mundo que deverão estar presentes em Peniche pode-se dizer que o espectáculo está à partida garantido .As categorias previstas para este ano são:

- Stand Up Profissional
- Sit Down Profissional

O número de inscritos por categoria é limitado, nomeadamente porque a elevada amplitude da maré em Peniche não permite efectuar exibições equitativas ao longo de todo o dia. Assim, o primeiro dia de prova, 13 de Abril, sexta-feira, está reservado a mangas de qualificação (se necessárias), ficando o Sábado e Domingo para os pilotos profissionais. O “Prize Money” previsto é de 10.000 Euros, para além da atribuição de Troféus aos três primeiros de todas as categorias. E apesar deste ano existir só a categoria de profissionais, os pilotos portugueses interessados em participar ao lado das vedetas mundiais, podem efectuar a sua inscrição, no entanto terão de efectuar uma pré-qualificação, apesar de a organização ser detentora de alguns Wild Cards para pilotos nacionais.

Entre os pilotos confirmados estão os actuais campeões mundiais, Jimmy Visser e Pierre Maixent, bem como Federico Buffachi Eric Fornay, Gilles Beurnier, Roman Stampers, Marc Sickerling, Alexandre Sampaio e outros que serão devidamente anunciados à medida que forem confirmando as respectivas presenças.

Após a prova portuguesa, o campeonato segue para:

- Espanha - 22 a 23 de  Abril
- França - 28 e 29 de Abril
- USA - 4 e 5 de Agosto
- Brasil - 8 e 9  de Setembro

Seguindo o mesmo nível de profissionalismo, há que recordar que este ano, uma vez mais, o campeonato continua sobre a influência directa da IFWA (International FreeRide Watercraft Association) e da Meganáutica, empresa nacional que organiza o campeonato. Entretanto, e em jeito de conclusão, fique com a lista de inscritos para esta jornada do Mundial de Free Ride, com a maioria dos inscritos a surgirem na categoria "Stand Up" - 31 -, e os restantes na categoria "Sit Down".

Stand Up

Federico Buffachi