Abertura do ano lectivo 2011/2012

Abertura do ano lectivo 2011/2012
Abertura do ano lectivo 2011/2012 [+] Fotos

A abertura do ano lectivo 2011/2012 do 1.º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Peniche está agendado para, dia 14 de Setembro no Agrupamento Vertical de Escolas e dia 15 de Setembro no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.

A Câmara Municipal de Peniche tem prosseguido uma política de investimento na área da Educação, reconhecendo a importância da mesma para o desenvolvimento de cidadãos proactivos. O Parque Escolar, da competência da autarquia, tem merecido uma assídua intervenção, ao nível da reabilitação, manutenção e apetrechamento. Face às necessidades identificadas, a EB1 N.º 6 de Peniche (Prageira) foi alvo de intervenção ao nível do pátio escolar, parque infantil, espaço de lazer, horta pedagógica, substituição do pavimento, colocação de árvores e renovação das casas de banho, na EB1 de Ferrel foi substituído o telhado do segundo bloco e feita a respectiva pintura do edificado.

Os últimos desenvolvimentos relativos ao processo de construção do Centro Escolar de Atouguia da Baleia marcam o arranque deste ano lectivo. Já estão assinados os contratos com os proprietários dos terrenos onde será implantado o futuro Centro Escolar. O projecto de arquitectura foi aprovado em Reunião de Câmara no dia 6 de Setembro de 2011.

Quanto à reorganização da rede escolar para 2011/12, o Ministério da Educação e Ciência, através da Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar, decidiu suspender o funcionamento da EB1 de Atouguia da Baleia N.º2 (Coimbrã). Neste sentido, a Câmara Municipal já reuniu com os Encarregados de Educação e com o Agrupamento de Escolas. A Autarquia assumiu o transporte destes alunos entre Coimbrã e Atouguia da Baleia e assegura, também, o acompanhamento destas crianças ao refeitório da EB 2,3 de Atouguia da Baleia no período de almoço.

O programa Fruta nas Escolas abrange todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este ano lectivo manter-se-á com a distribuição gratuita de frutas e hortícolas em todas as Escolas do concelho. A adesão a este programa reflecte a preocupação da Autarquia com a prevenção da obesidade infantil no concelho e com a promoção de hábitos alimentares saudáveis em meio escolar. Deste programa fazem parte Medidas de Acompanhamento obrigatórias que, de forma mais ou menos lúdica, procuram estimular e alertar as crianças, encarregados de educação, professores e a própria comunidade local, para aspectos relacionadas com alimentação e nutrição infantil e o seu reflexo directo na qualidade de vida das crianças.

As “Hortas Pedagógicas” revestem-se de enorme potencial educativo, proporcionando aos alunos o contacto directo com a natureza e promovendo a aprendizagem livre e espontânea. Nas hortas pedagógicas recorre-se a ingredientes de origem biológica. Actualmente, as Hortas Pedagógicas já enriquecem os pátios de muitas Escolas do concelho de Peniche. Este ano, o Pelouro da Educação irá recorrer a estas hortas para dinamizar actividades no âmbito das Medidas de Acompanhamento ao Regime de Fruta Escolar.

Este ano lectivo, contaremos com a 3.ª Edição de “As Rendas de Bilros regressam às Escolas”, projecto implementado com sucesso no nosso concelho. Este projecto envolve todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os respectivos Professores Titulares de turma, os Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, o Pessoal não docente e a própria Comunidade Local. É objectivo apostar na continuidade lúdico-pedagógica do projecto e na promoção das Rendas de Bilros de Peniche.

No âmbito do Programa de Generalização do Serviço de Refeições para a Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, é objectivo da Autarquia ultrapassar as 90 mil refeições fornecidas no ano lectivo anterior. Neste sentido, procura-se proporcionar condições para que, numa óptica de generalização, mais crianças possam ser abrangidas por este Serviço.

Manter-se-á a política da autarquia, no âmbito da Acção Social Escolar, no auxílio às famílias, para aquisição de livros e material escolar.

As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, contam com oferta nas seguintes áreas: Actividade Física e Desportiva, Ensino de Inglês, Actividades Lúdico-expressivas, tentando dar continuidade pedagógica a projectos iniciados no ano lectivo anterior, no âmbito da educação para a segurança e educação alimentar. Dos acordos de colaboração estabelecidos com os Agrupamentos de Escolas a Autarquia mantém-se como entidade promotora das AEC, tendo já efectuado a nova candidatura à respectiva Direcção Regional de Educação.

Para 2011/12 a Autarquia disponibilizará treze Bolsas de Estudo, para os estudantes que frequentem ou pretendam frequentar o Ensino Superior, reconhecendo a importância deste apoio social para os jovens do concelho. Está implícito, a este apoio, um investimento da autarquia no valor global de 13 mil euros.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.