Apresentação pública e lançamento do Wave Glider em Portugal 27-28 Março 2015, Nazaré

Wave Glider

No dia 28 de Março 2015, no Porto de Abrigo de Nazaré às 12 horas, vai ser lançado ao mar o dispositivo Wave Glider, movido a energia das ondas e pilotado remotamente, que tem por missão recolher dados sobre as ondas, correntes, condições atmosféricas e presença de aves e mamíferos marinhos.

O Wave Glider fará trajectos na zona costeira da Nazaré, Peniche e São Pedro de Moel em zonas com potencial para a implementação de projectos de energia renovável marinha. Esta acção enquadra-se no projecto Europeu sobre o estudo das Energias Renováveis Marinhas de nome Turnkey no qual é parceiro o MARETEC, um grupo de investigação do Instituto Superior Técnico. O dispositivo irá fazer observações até ao início do mês de Maio.

Apresentação Pública do Wave Glider

Para informar as comunidades locais acerca das características deste equipamento e sua respectiva missão, será realizada uma sessão informativa no dia 27 de Março das 10 às 12 horas, na Biblioteca Municipal da Nazaré. O evento será seguido por uma demonstração do dispositivo no Porto de Abrigo da Nazaré por volta das 12H30, acompanhada de um cocktail.

Entre os convidados desta sessão encontram-se o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré e de Peniche, as Autoridades Marítimas da Nazaré e de Peniche, os responsáveis da Zona Piloto para o aproveitamento das energias marinhas, a coordenadora do projeto a nível Europeu, o responsável do projeto a nível nacional e os responsáveis pela instalação e missão do dispositivo.

O MARETEC tem o prazer de o convidar para assistir a este evento, pedindo apenas que confirme a sua presença através do e-mail janete.goncalves@wavec.org ou do número de telefone 21 8482655.

Sobre o projecto

O projecto TURNKEY (Transforming Underutilised Renewable Natural Resource into Key Energy Yields) destina-se a criar uma indústria próspera que irá ajudar a reduzir as causas das alterações climáticas e criar empregos a longo prazo, enquanto protege o ambiente costeiro e marinho.

> Press Release - Projecto TURNKEY (pdf)
> Poster - Projecto TURNKEY (pdf)