Sessão de Apresentação do Projeto Portugal Náutico

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, na sua missão de promoção da dinâmica empresarial e da internacionalização, promove um projeto dedicado ao desenvolvimento de uma estratégia para a náutica de recreio em Portugal, denominado Portugal Náutico (Projeto apoiado pelo Programa COMPETE). A AEP é uma entidade associada da Oceano XXI.

A Oceano XXI é uma associação privada sem fins lucrativos que é responsável pela dinamização do "Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar", Estratégia de Eficiência Coletiva reconhecida em 2009 pelo Programa COMPETE (para mais informação consultar o web site www.oceano21.org). No âmbito da sua atividade, a Oceano XXI tem realizado um conjunto de iniciativas dirigidas às principais fileiras da economia do Mar de forma a, conjuntamente com os respetivos atores, encontrar formas de promover o enriquecimento das respetivas cadeias de valor.

Considerando a convergência de objetivos e a pertinência de uma ação conjunta nesta matéria, a AEP e a Oceano XXI decidiram avançar conjuntamente seguindo uma metodologia de envolvimento e abertura à participação dos diferentes atores implicados no tema, especialmente aqueles que se encontram ligados aos desportes de deslize, à vela, ao remo, à canoagem, ao mergulho e à pesca desportiva e às atividades marítimo-turísticas. Pretende-se convocar escolas, clubes, empresas, organismos públicos, praticantes e todos aqueles que possam contribuir para o desenvolvimento da náutica. O trabalho a desenvolver procurará valorizar e capitalizar o conjunto de estudos e de projetos já realizados sobre o tema e identificar propostas de ação que possam ter concretização, nomeadamente, no quadro dos instrumentos financeiros do próximo período de programação de Fundos Comunitários.

> Enquadramento sumário do Projeto (pdf)

Neste processo interativo e de abertura à participação dos atores no desenvolvimento do projeto, o Fórum do Mar 2014, a realizar entre 28 e 30 de maio, constituirá um momento privilegiado de encontro, de trabalho e de debate sobre o futuro da náutica em Portugal.

Estão já a decorrer encontros preparatórios com o objetivo de apresentar e lançar o projeto e, após a realização de um primeiro encontro com elevada participação (realizado em Matosinhos), vimos convidar V. Exª para participar na próxima sessão de apresentação do Projeto Portugal Náutico, que terá lugar no dia 24 de abril, entre as 10h e as 13h, em Peniche, instalações da Câmara Municipal, de acordo com a agenda seguinte:

1. Apresentação do Projeto (objetivos e resultados esperados);
  2. Proposta de metodologia e de envolvimento dos atores;
  3. A organização do momento da náutica no Fórum do Mar 2014;
  4. Debate e conclusões.

A participação é gratuita com inscrição obrigatória aqui até dia 22 de abril de 2014.

Está também prevista a realização de um outro encontro, que decorrerá no Algarve, no dia 6 de maio, em colaboração com a Associação MarAlgarve, em hora e local a indicar.

Poderão ainda ocorrer outros encontros de apresentação, noutros pontos do país, caso se justifique.