Moinho do Sr. Arnaldo, em Geraldes, é Património do Mês de abril

Moinho do Sr. Arnaldo [+] Fotos

A 7 de abril comemora-se o Dia Nacional dos Moinhos. O Município de Peniche destaca o Moinho do Sr. Arnaldo, em Geraldes, como "Património do Mês" de abril.

Com mais de quatro dezenas de moinhos de vento ainda existentes, disseminados pelas seis freguesias do concelho, o Património Molinológico apresenta-se como um dos cartões-de-visita do concelho de Peniche e da região Oeste. De destacar também as várias azenhas, atualmente desmanteladas e desativadas.

O Moinho personifica a relação de Peniche com a agricultura, em particular a cerealífera, essencial, durante largos anos, para a economia local mas também, ainda hoje, para a memória coletiva e a identidade dos habitantes e visitantes destas localidades.

Alguns destes imóveis estão em funcionamento, produzindo farinha como em tempos idos; outros foram transformados em habitação; outros, ainda, encontram-se num estado de degradação avançada.

O moinho agora destacado é um dos ícones do concelho. Com 83 anos de idade, sempre ligado ao ofício de moleiro, o Sr. Arnaldo Pinheiro afirma: "O moinho é o meu orgulho e a minha companhia". Aos interessados, o Sr. Arnaldo proporciona visitas acompanhadas ao interior do moinho, sendo possível adquirir farinha diretamente ao produtor.