Jornadas Sénior / Peniche 2012

Entre os dias 22 de outubro e 3 de novembro, o concelho de Peniche irá acolher as Jornadas Sénior/Peniche 2012. O evento é promovido no âmbito da Rede Social de Peniche pelo Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade” e decorre do Plano Local de Promoção da Cidadania Sénior para 2012.

As Jornadas Sénior/Peniche 2012 irão promover um conjunto de ações enquadradas em diversos eixos de intervenção, tais como a saúde, o desporto, a cultura, o lazer e as artes, numa perspectiva de reflexão, de partilha, de aprendizagem, de promoção da interacção entre as várias gerações. Estas, são dirigidas aos idosos e às suas famílias, cuidadores, colaboradores das instituições, voluntários, estudantes, jovens e comunidade em geral, promovendo o encontro com todos os que diretamente se dedicam, formal ou informalmente, ao cuidado de idosos. As ações vão decorrer em várias instituições do concelho de Peniche.

No seu conjunto, as ações previstas têm por finalidade:

• Contribuir para a promoção do envelhecimento Ativo, através da dinamização de actividades que sejam promotoras do bem-estar e da qualidade de vida e valorizadoras do lugar e do papel da pessoa idosa na comunidade e, nessa base, que sugiram referenciais de reflexão para a construção de trajectórias de vida que se pretendem saudáveis e ativas;
  • Proporcionar um espaço de partilha, de debate e de diálogo intergeracional que reflicta em torno do conceito da solidariedade entre as gerações, como mecanismo essencial à coesão e desenvolvimento social;
  • Sensibilizar a comunidade em geral para os problemas que afectam a população mais velha, de modo a contribuir para a atenuação de factores indutores de situações de exclusão social como são, nomeadamente, as situações de isolamento e de solidão.

Programa Jornadas Sénior / Peniche 2012 (pdf)