CONVERSAS SOBRE PRÉ-HISTÓRIA, NO CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA

CONVERSAS SOBRE PRÉ-HISTÓRIA, NO CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA
Conversas sobre pré-história no CIAB [+] Fotos

Na tarde de 9 de junho, o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia será palco de uma conversa informal sobre Pré-história no concelho de Peniche. Como mote, a seleção para “Património do mês” de um machado de pedra polida com cerca de 5 mil anos, recolhido em Geraldes, freguesia de Atouguia da Baleia.

Este machado de pedra polida do período Neolítico / Calcolítico foi achado fortuitamente no quintal de José David Costa, em Geraldes, e estará patente ao público na sala de exposições do CIAB durante o mês de junho. Este material arqueológico surge habitualmente associado a contextos funerários ligados ao fenómeno megalítico, assumindo uma função simbólica. A esta peça eram tradicionalmente atribuídos poderes de proteção contra a trovoada, sendo popularmente conhecida por “pedra de raio”. 

No dia 9 de junho, pelas 15h00, convidamos todos os interessados a comparecerem no CIAB para uma conversa sobre Pré-história na freguesia de Atouguia da Baleia e no concelho de Peniche, com o Dr. Rui Venâncio, arqueológo e coordenador para a Cultura da Câmara Municipal de Peniche. Vamos poder conhecer estações arqueológicas do Paleolítico, Neolítico e Calcolítico e observar utensílios em pedra produzidos nestes períodos. O estudo destes e doutros materiais arqueológicos tem uma importância fundamental para o conhecimento do homem pré-histórico, que vivia nesta região há milhares de anos.

A entrada é livre. Apareça e aproveite para conhecer um pouco mais da nossa História!              

Contamos com a sua presença!
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.