Exposição "Raízes de Mar"

Inauguração da Exposição "Raízes de Mar" [+] Fotos

Exposição de Fotografia de Bárbara Marques e Eduardo Antunes, Salão Nobre da Fortaleza de Peniche – 12.11.11 a 31.12.11.

Estávamos em Maio.

Lançaram-nos o desafio para em, Agosto, embarcar na traineira e fotografar a procissão por mar. Para os pescadores é sempre um momento alto das festividades – promete-se, pede-se e oferece-se, sempre em convívio familiar e social e em plena comunhão com o mar!

Ficámos de tal modo entusiasmados que decidimos antecipar e de imediato lançámos a rede à pesca de imagens, na vivência das realidades envolventes da actividade.

Embarcámos para a pesca da sardinha. Vivemos a ansiedade de cumprir e observar todos os preparativos, não esquecendo o farnel… Conhecemos histórias de vida no mar calmo e revolto, lidámos com as emoções, com as expectativas de mais ou menos peixe, das esperas, sempre, mas sempre com um olhar de esperança no horizonte, que é o mar e sempre o mar! É o sonho e a paixão pelo mar onde as cores se confundem: por perto ficam os verdes claros espumosos até aos negros. Mais longe, lá para o horizonte ficam os azuis violáceos e sentimos o apego do regresso… Há que preparar e entrar na azáfama da descarga e da transacção do pescado! Para todos, é daqui que sai a recompensa e se ela for ajustada, mais animado será o reencontro com a família.

O resultado foi a vontade de continuar.

À vontade seguiu-se a ideia e da ideia o projecto: Fotografar a Pesca em Peniche.

A pesca e os pescadores, as suas artes e as suas gentes.

A pesca na sua vertente social e cultural, ou seja, a Pesca, actividade em mar e em terra.

A Pesca como actividade económica, incluindo as actividades associadas, desde a industria conserveira, à transformação do pescado ou à construção naval.

Pretendemos elaborar um retrato amplo e vasto da influência da pesca na estruturação económica, socioprofissional e cultural de Peniche.

Com esta primeira mostra dá-se inicio ao projecto – RAÍZES DE MAR - cuja continuidade passa para 2012.

Pretendemos deste modo, dar o nosso contributo para o conhecimento e a divulgação da actividade da Pesca, homenageando todos aqueles que nela participam, mais directa ou indirectamente!