Monumento ao HOMEM do MAR

Monumento ao HOMEM do MAR
Intervenção de restauro no Monumento ao Homem do Mar [+] Fotos

Está a decorrer desde o passado dia 14 de fevereiro uma intervenção de restauro nesta escultura de grandes dimensões.

Implantada à entrada da Ribeira Velha está, naturalmente, exposta a todo o tipo de agentes climatéricos e cujos efeitos se fazem notar…

Da autoria do Escultor João Duarte e datada de 1992, estruturalmente é constituída por uma armadura metálica (ferro), armada em forma de rede revestida por argamassa e pintada posteriormente com tinta de esmalte de cor verde / bronze com “pátine” esverdeada natural.

É débil o estado de conservação do monumento, principalmente a armadura metálica que ao longo do tempo se foi deteriorando. A oxidação do metal levou à expansão da armadura que provocou a quebra e fissuração geral do revestimento e resulta na instabilidade das paredes de revestimento, originando assim a queda em placas/pedaços.

A intervenção provisória de emergência que se encontra em fase de execução pela Divisão de Obras Municipais, visa colmatar as lacunas e preencher as fissuras abertas de modo a impedir que a armadura fique exposta a agentes climatéricos agressivos - principalmente a maresia.

Para tal, a lacuna de maior extensão irá ser colmatada com uma capa de cimento e o preenchimento geral das fissuras, com bucha química polyester, finalizado com pintura de tinta de esmalte verde.

Posteriormente, mas a curto prazo, irá ser realizada uma intervenção de caráter mais definitivo que assenta essencialmente na estabilização da armadura metálica. A solução ponderada passa pela projeção geral de espuma de poliuretano no interior.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.