Novo Gabinete de Apoio para pessoas com demência e seus cuidadores em Peniche

Novo Gabinete de Apoio para pessoas com demência e seus cuidadores  em Peniche
Assinatura de Protocolo entre a Câmara Municipal de Peniche e a Associação Alzheimer Portugal [+] Fotos

No passado dia 15 de Setembro, pelas 15h45m, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Peniche, foi assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Peniche e a Associação Alzheimer Portugal, para a criação do Gabinete Cuidar Melhor de Peniche.

O Gabinete Cuidar Melhor de Peniche destina-se a prestar informações, encaminhamento para as respostas locais e apoio técnico às pessoas com demência e a todos aqueles que direta ou indiretamente convivem com elas, isto é, aos seus cuidadores, familiares e amigos e ainda aos profissionais que lhes prestam cuidados. Encontra-se igualmente ao dispor das instituições sediadas no município com vista a potenciar uma intervenção integrada, pretendendo ainda sensibilizar a população em geral para a problemática das Demências.

O projeto Cuidar Melhor surgiu da necessidade de dar resposta a esta problemática social e de saúde pública de relevância crescente em Portugal, na Europa e no Mundo. Com efeito, estima-se existirem no nosso País entre 160.000 e 185.000 pessoas com Demência. Prevê-se que este número possa aumentar significativamente nos próximos anos, sendo que a idade consiste no principal fator de risco e Portugal é um dos países mais envelhecidos do Mundo.

Se considerarmos ainda os cuidadores familiares e profissionais envolvidos na prestação de cuidados a estas pessoas, este problema ganha uma dimensão ainda maior, com impactos socais e económicos extremamente relevantes.

O Projeto Cuidar Melhor visa contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com Demência, bem como para o apoio e valorização dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados, através de uma intervenção pluridisciplinar, assente nos valores da parceria, do respeito pela dignidade humana e da personalização da intervenção. Um dos seus eixos de intervenção consiste na criação de gabinetes de apoio, de base concelhia, com vista a uma intervenção específica e de proximidade.

Resultou da conjugação de vontades de um leque de parceiros de referência - Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio, Associação Alzheimer Portugal e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa - aos quais se associaram a Sonae Sierra e a Companhia de Seguros Lusitania, assim como, os Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra. O Gabinete Cuidar Melhor de Peniche vai funcionar no Serviço de Ação Social do Município.

O atendimento, efetuado por técnicos formados pela Alzheimer Portugal, será presencial e através de uma linha telefónica disponibilizada para o efeito.