Este ano sob a temática PATRIMÓNIO CULTURAL: DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

DIMS - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

DIMS -  Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
DIMS - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018

18 de abril | 10h00 e 15h00 “Onde há redes há rendas”: Visitas guiadas ao Núcleo Histórico de Peniche-de-Baixo. Após visita ao Museu da Renda de Bilros de Peniche – que tem patente entre 7 de abril e 8 de julho a Exposição coletiva de pintura “Onde há redes há rendas: arte(s) em diálogo” –, os visitantes usufruirão de uma visita orientada por Peniche-de-Baixo, percorrendo o centro histórico e algum do património edificado, tendo como enfoque as atividades tradicionais desta antiga Vila piscatória.

O tema foi proposto pelo ICOMOS Internacional (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e, à semelhança de anos anteriores, conta com a colaboração da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) que criou uma plataforma para carregamento de programação. As iniciativas programadas para Peniche estão divulgadas aqui:

Restante território nacional:

O tema deste ano tem a finalidade de impulsionar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, desenvolvimento e diversidade. Salvaguardar a herança cultural é reforçar laços identitários, fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso, assumir os valores da memória como alavancas de futuro, estimular a transferência intergeracional de conhecimentos e reforçar a partilha de informação, sensibilizando os mais novos, aprendendo com os mais velhos, impulsionando a comunicação entre gerações, para conhecer mais, preservar melhor e cimentar a importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.