"As Rendas de Bilros estão de volta à Escola" durante o mês de março

"As Rendas de Bilros estão de volta à Escola"

A Câmara Municipal de Peniche dedica, pelo quarto ano consecutivo, o mês de Março à iniciativa "As Rendas de Bilros vão à Escola", em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Peniche com o objetivo de divulgar e fomentar a arte da Renda de Bilros, junto dos mais pequenos.

O programa realizado em colaboração com os Agrupamentos Escolares no sentido de garantir o envolvimento dos Professores Titulares de Turma e das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) privilegiará o encontro intergeracional entre dezenas de rendilheiras e crianças e será constituído pela dinamização de várias atividades no domínio das expressões artísticas.

O dia 14 de março será marcado pela apresentação dos inúmeros trabalhos realizados pelos alunos em torno da arte de dedilhar os bilros e contará com a apresentação da publicação "A Sereia Triste e o Bilro Saltitão" da autoria de Joaquim Meireles e Nuno Fragata, editada pela Câmara Municipal de Peniche. Esta publicação irá integrar o kit de material lúdico e didático que tem vindo a ser construído pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Peniche, desde o ano de 2009, em torno do elemento patrimonial imaterial mais representativo do Concelho – A Renda de Bilros de Peniche.

FOTOS
A decorrer no âmbito desta iniciativa está também o Concurso "Rendas D’Escritas", até ao próximo dia 10 de maio. Este concurso visa incrementar a produção escrita, nas suas vertentes de prosa e poesia, acerca desta importante componente do nosso património e destina-se os alunos que frequentem os 3º e 4º anos do 1º ciclo, ou o 2º ciclo, numa das Escolas do concelho de Peniche.