União de Resistentes Antifascistas Portugueses promove visita de jovens aos antigos campos de concentração de Auschwitz- Birkenau

União de Resistentes Antifascistas Portugueses promove visita de jovens aos antigos campos de concentração de Auschwitz- Birkenau
"Comboio dos 1000"

Realizar-se-á, em Maio de 2012, uma viagem organizada aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau que procura juntar 1000 jovens de toda a Europa. Esta viagem é organizada pela Federação Internacional de Resistentes (FIR - Associação Antifascista) - organização de que a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) é membro - em colaboração com o Instituto dos Veteranos da Bélgica (INIG) e a Fundação Auschwitz.

Trata-se de um encontro internacional de jovens que decorre sob o nome "Comboio dos 1000". O comboio, reservado especialmente para a ocasião, partirá de Bruxelas em direcção a Auschwitz. Nele viajarão jovens de vários países europeus, bem como sobreviventes de campos de concentração e outros veteranos, permitindo assim o contacto directo entre os jovens e os protagonistas da luta antifascista.

Em 2008, o Instituto dos Veteranos (Bélgica) e a FIR organizaram o "Comboio da Liberdade". Este comboio "especial" juntou, no campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha, mais de 1000 jovens oriundos de 22 países europeus. Encorajados pelo sucesso da iniciativa, a FIR, o Institito dos Veteranos e a Associação Auschwitz juntaram forças para organizar novamente um "Comboio dos 1000".

A URAP esteve representada em 2008 em Buchenwald e pretende neste momento encetar contactos com escolas e associações juvenis no sentido de alargar a presença organizada de jovens portugueses nesta tão importante iniciativa.

Objectivos

Esta viagem é sobre a memória e o compromisso com a história. É uma visita a locais históricos, mas também de desenvolvimento da consciência democrática, dos valores dos direitos humanos e de interacção entre jovens de diferentes países da Europa com vista à superação de preconceitos.

Esta viagem é uma comemoração da vitória das forças democráticas sobre a Alemanha nazi, na presença dos últimos sobreviventes do campo de concentração.

Tem um objectivo pedagógico - permitirá a visita ao Museu de Auschwitz e ao campo de exterminação de Birkenau e conhecer o campo de concentração e o sistema nazi de genocídio; um objectivo de preservação da memória - visita ao campo de concentração acompanhada pelos sobreviventes e testemunhas; um objectivo de promoção da cidadania - através da denúncia daquilo que foi esta experiência de negação dos direitos humanos.

Organização da presença portuguesa

A URAP está a desenvolver esforços para a participação de uma delegação portuguesa de cerca de cinquenta jovens. Pretendemos envolver estudantes, jovens trabalhadores e associações juvenis.

Tendo em conta os prazos estabelecidos pela organização do "Comboio dos 1000", a delegação portuguesa tem de estar composta até fim de Janeiro de 2012.

Contactos

A URAP poderá ser contactada para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, pré-inscrições, etc., através do telefone e fax 213 576 083 ou do endereço electrónico urap@mail.telepac.pt.
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.