Câmara Municipal de Peniche exige medidas para superar as carências de médicos no Centro de Saúde de Peniche

O Centro de Saúde de Peniche dispõe atualmente de 7 médicos para um universo de cerca de 27000 utentes. Em resultado, metade dos utentes estão sem médico de família. A fim de colmatar esta lacuna os médicos em função dão uma resposta meramente de recurso, não dando conta das necessidades efetivas de saúde da população. Esta situação acarreta consequências graves no nível de saúde da população e, não obstante o esforço dos profissionais envolvidos, não é possível obter os resultados práticos necessários, com prejuízo para a qualidade de saúde da população e dos próprios profissionais de saúde.

Perante este contexto, a Câmara Municipal de Peniche, em reunião ordinária realizada no dia 22 de dezembro, deliberou manifestar junto do Ministério da Saúde, da ARS LVT e do ACES Oeste Norte a sua profunda inquietação e perplexidade perante a circunstância da diminuição do número de médicos ser um dado que já estava previsto pelas entidades tutelares da saúde e de, não obstante esse facto, não ter sido colmatada a anunciada lacuna.

A Câmara Municipal de Peniche exige ainda ao Ministério da Saúde, à ARS LVT e ao ACES Oeste Norte que tomem medidas no sentido de superar as carências de médico no Centro de Saúde de Peniche e que seja assegurada a necessária equidade entre as populações dos diferentes territórios da área de abrangência do ACES Oeste Norte no acesso à prestação de cuidados de saúde primários, nomeadamente no que diz respeito à cobertura dos cuidados médicos, de modo a promover uma redistribuição dos recursos proporcional e justa entre os concelhos.

> Exposição sobre os cuidados de saúde primários - Falta de recursos no Centro de Saúde de Peniche (pdf)