Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Instituto Politécnico de Leira

"Be at Berlenga 2012" junta biólogos marinhos e ilustradores científicos na Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO) (8 a 10 de Junho)

Be @ Berlenga 2012

O Mar assume-se cada vez mais como um desígnio nacional para o qual a sociedade Portuguesa tem de estar no futuro próximo devidamente capacitada em termos de massa crítica e competências profissionais. Para tal, é de todo importante suscitar junto dos jovens um interesse acrescido pelo mar nas suas mais diversas dimensões, desde o turismo ao desporto não esquecendo a ciência e a tecnologia aplicada aos recursos marinhos.

Ao localizar-se dentro da área definida como Reserva da Biosfera das Berlengas, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria possui não só uma vantagem competitiva muito significativa mas também responsabilidades acrescidas na implementação e dinamização de acções que possam conduzir ao desenvolvimento sustentável de tão importante território. O arquipélago das Berlengas é detentor de um enorme valor em termos da biodiversidade marinha, assumindo-se como um laboratório natural de excelência para a prática de actividades formativas, projectos de investigação científica e acções de educação ambiental marinha.

Nesse sentido, e de modo a contribuir para a formação complementar e sensibilização dos seus alunos, a coordenação do curso de biologia marinha e biotecnologia, núcleo de estudantes de biologia marinha e biotecnologia, grupo de investigação em recursos marinhos e grupo do risco – ilustração científica, vão organizar entre os dias 8 e 10 de Junho 2012 a iniciativa "Be@Berlenga".

Durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras e documentários, participar em estudos científicos, contribuir para a preservação da reserva da biosfera, interagir com ilustradores científicos liderados por Pedro Salgado e contactar com o mundo subaquático.

"Be at Berlenga – 2012", conta com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, ICNB – Reserva Natural das Berlengas, Capitania do Porto de Peniche, HALIOTIS, AQUASUBOESTE, VIAMAR e Bombeiros Voluntários de Peniche.