Amanhã, 11 de agosto, "WAVE ROLLER" será colocado no fundo do mar.

A janela de bom tempo apareceu e por isso estão criadas as condições para, amanhã, 11 de agosto, procedermos à colocação do "WAVE ROLLER" no fundo do mar. Esta é mais uma etapa do projeto "SURGE". Por questões de segurança, a área marítima contígua estará interdita à navegação. Entretanto, convidamos esse orgão de comunicação social a acompanhar o processo de afundamento a partir da praia. Amanhã, pelas 16h, junto à subestação em terra de ligação à rede, promoveremos uma conferência de imprensa.

Amanhã, nos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), a partir da 8h30m-9h da manhã, iniciar-se-ão as manobras do reboque da plataforma "Wave Roller" até ao local onde esta estrutura será colocada, prevendo-se que a sua chegada ocorra cerca de 3h mais tarde.

Uma vez no local, proceder-se-á à recolha e ligação do sistema de amarração.

De seguida, proceder-se-á ao lento afundamento da estrutura.

O projeto SURGE integra 10 instituições europeias (AW Energy Oy (Finlandia), Multimart Oy (Finlandia), ABB Oy (Finlandia), Bosch Rexroth GmbH (Alemanha), Estaleiros Navais de Peniche SA (Portugal), Eneólica SA (Portugal), Centro de Energia das Ondas - WavEC (Portugal), Instituto Hidrográfico (Portugal), Município de Peniche (Portugal) e Instituut voor Infrastructuur, Innovatie en Milieu (Bélgica) e tem um investimento elegível superior a 5 milhões de euros, dos quais cerca de 3 milhões são co-financiados pelo FP7.

O envolvimento do tecido empresarial local foi protagonizado principalmente pelos ENP através da produção de módulos metálicos - componentes da estrutura-   bem assim como  o fabrico dos denominados PTO (Power Take off) - absorventes da energia da onda (asas). Estas asas foram produzidas em materiais compósitos, utilizando-se a tecnologia de infusão.

Agradecemos antecipadamente a v/ melhor atenção.

Cumprimentos
António José Correia
Presidente da Câmara Municipal de Peniche
Em representação da parceria SURGE

Contactos:
AW ENERGY - Mikael Martikainen - +358405027475
AW ENERGY – Leocádio Costa - 914723099
Câmara Municipal de Peniche – António José Correia 936027598

Localização da Subestação: a partir da povoação de Ferrel, seguir em direcção a Almagreira, por caminho de terra batida,tomar a direcção do Moinho Velho/Praia del Rei, cortar à esquerda, rumo às instalações da ex- aquacultura Oesnor.

A plataforma será colocada na posição 39º 23,3’N 009º 18,5’ W, a cerca de 700 m de terra.