PENICHE ACOLHE FASE DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL), cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura, é anualmente realizada por uma Biblioteca Pública Municipal, selecionada para o efeito em cada um dos 18 distritos de Portugal continental. Este ano, em Leiria foi escolhida a Biblioteca Municipal de Peniche.

Assim, no próximo dia 10 de Abril, teremos em Peniche cerca de 150 alunos, do 3º Ciclo e Secundário, provenientes de 38 escolas do distrito, para esta festa da leitura: a fase distrital e intermédia do CNL, onde serão escolhidos os representantes do distrito de Leiria na grande final nacional.

O evento decorrerá entre as 13h00 e as 17h30, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), parceira neste evento, com o seguinte PROGRAMA:

• 13H00/13H45 (Chegada a Peniche – ESTM) - Receção aos alunos;
  • 14H00 às 15H00 – Provas escritas (fase eliminatória para apurar os 5 melhores alunos de cada nível de ensino);
  • 14H00 às 15H15 – Em paralelo, será organizada uma visita guiada para os professores e restantes acompanhantes ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e ao Farol do Cabo Carvoeiro;
  • 15H15 às 16H15 (na Cantina da ESTM) – Lanche-convívio;
  • Das 16h15 às 17h30 (no Grande Auditório da ESTM): Festa final com provas orais, animação, divulgação dos vencedores e respetiva entrega de prémios e diplomas.

Sendo uma organização conjunta do Município de Peniche e da DGLAB, este evento conta com o apoio da ESTM, da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE) – já que a primeira fase do concurso teve lugar nas escolas - e da RTP, que cobrirá mediaticamente este acontecimento. Apoiam, ainda, este evento a Marinha Portuguesa, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, a Associação Nacional dos Produtores de Maçã de Alcobaça e a editora Clube do Autor.