Colóquio sobre sustentabilidade ambiental

Filipe Santos

O Rotary Clube de Peniche, numa iniciativa conjunta com a Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche, a Biblioteca da Escola Secundária de Peniche e o Município de Peniche, vai organizar no dia 10 de Novembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Peniche, um colóquio subordinado ao tema “Que futuro? Quais as respostas para as crises actuais da sustentabilidade global do desenvolvimento?”.

Filipe Duarte Santos, o orador, é professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, regendo disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais.

Professor convidado em várias Universidades dos Estados Unidos da América e da Europa integra, desde 1998, o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e da Comissão Interministerial das Alterações Climáticas.

Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas internacionais e proferiu mais de duas centenas de palestras em Portugal e no estrangeiro. Coordenou a elaboração do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Coordena e participa em vários projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais.

No Colóquio serão apresentados os principais desafios enfrentados actualmente pelo desenvolvimento social e económico, no contexto das mudanças globais no século XXI. A ênfase é colocada nas incertezas e nos riscos do futuro a curto prazo, nos próximos cinquenta a cem anos, no que respeita à degradação ambiental e à sustentabilidade do actual paradigma de crescimento.

A sessão é aberta à comunidade.